EXCELÊNCIA

Instituição subiu três posições em ranking da organização Times Higher Education (THE), que classificou 129 universidades da região

Veja a evolução da UnB no THE América Latina. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

A Universidade de Brasília subiu três posições no ranking Times Higher Education (THE) América Latina, passando da 19ª classificação em 2017 para a 16ª neste ano. Foram avaliadas 129 instituições de dez países da região. A organização britânica THE é uma das principais responsáveis pelo monitoramento da qualidade do ensino e da pesquisa em universidades de todo o mundo.

“Parabenizo nossos docentes, estudantes e técnicos por mais esta conquista. O avanço no THE demonstra que, a despeito de todas as adversidades, o investimento em ensino, pesquisa e extensão traz resultados importantes para a sociedade”, celebra a reitora Márcia Abrahão.

“Esse crescimento também indica como a Universidade de Brasília tem se tornado uma instituição protagonista na América Latina”, acrescenta. Recentemente, a UnB ingressou em dois outros rankings elaborados pelo THE: o que considera universidades criadas entre 1955 e 1966 e o específico para instituições de países emergentes.

Para o monitoramento da qualidade acadêmica, o THE considera 13 indicadores de desempenho, agrupados em cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume da produção, renda com pesquisa e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e renda com a indústria (transferência de conhecimento).

Saiba os critérios utilizados pelo Times Higher Education para desenvolver os rankings. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB