MEMÓRIA

Universidade de Brasília lamenta morte e exalta trajetória do geólogo, docente e ex-decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB

Professor Márcio Martins Pimentel deixa vasto legado acadêmico, além da criação do Laboratório de Geocronologia do IG. Foto: Roberto Fleury/Secom UnB

Membros da comunidade acadêmica, familiares e amigos se despediram, nesta segunda-feira (23), do professor do Instituto de Geociências (IG) Márcio Martins Pimentel, 59 anos, que faleceu na manhã deste domingo (22).

Pimentel foi decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB entre os anos de 2005 e 2008. Atualmente, coordenava o Laboratório de Geocronologia da Universidade e a área de Geociências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Nascido no Rio de Janeiro, em março de 1959, o docente fez graduação e mestrado em Geologia na UnB e doutorado na Universidade de Oxford (Inglaterra). Realizou estágios de pós-doutoramento na Universidade de Quebec, em Montreal (Canadá), e na Universidade Nacional da Austrália.

Em sua trajetória, o professor recebeu diversos reconhecimentos, nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio Geológico Internacional L.A. Spendiarov, oferecido pela Academia Russa de Ciências. Era membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2004.

Querido e admirado na comunidade universitária, Pimentel iniciou a docência na UnB em 1989. Ele foi responsável, em 1995, pela criação do Laboratório de Geocronologia do Instituto de Geociências. “O professor Márcio permanecerá como um grande pesquisador na história do IG. Ao criar o laboratório, ele contribuiu para colocar nossa instituição em nível internacional”, pronunciou o diretor da unidade, Elói Campos. “Certamente fará muita falta à instituição.”

A reitora Márcia Abrahão lamentou a partida prematura do professor. “Márcio era um geólogo, cientista e professor exemplar. Foi um pesquisador com reconhecimento internacional, de inteligência ímpar, sempre bem-humorado e disposto a colaborar com o IG e com a UnB”, compartilhou.

Márcia destacou que, recentemente, Pimentel voltou a coordenar o laboratório de sua criação e contribuiu na elaboração do Plano de Internacionalização da UnB. “Este ano, ele assumiu, merecidamente, a coordenação da área de geociências da Capes. É uma lástima que tenha partido tão jovem e quando ainda tinha tanto a contribuir”, acrescentou.

HOMENAGENS A Sociedade Brasileira de Geologia manifestou pesar pela partida do professor, lembrando que, atualmente, ele também atuava como editor associado do Brazilian Journal of Geology , “tendo participado ativamente no processo de modernização do periódico”. “Perdemos um grande geólogo, um grande cientista e um grande professor”, diz a nota da entidade.

Também geólogo e membro titular da ABC, o professor Alcides Nóbrega Sial, da Universidade Federal de Pernambuco, destacou a qualidade do trabalho de Pimentel em comunicado. “Tinha nele um dos melhores amigos nas geociências, um irmão”, lamentou.