COMUNIDADE

Mudança começou a valer no fim de agosto. Desde então, quase 3 mil documentos já foram emitidos no novo formato, sem utilização de papel

Decano do DEG, Sérgio de Freitas prestou esclarecimentos aos estudantes presentes na roda de conversa sobre o diploma digital. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

O segundo semestre de 2018 trouxe uma novidade para os formandos da Universidade de Brasília. Desde o fim do mês de agosto, alunos que estão colando grau passaram a receber seus diplomas em formato digital, ao invés do modo tradicional, em papel moeda.

Pioneira entre as universidades federais, a mudança implantada pela UnB gerou reações na comunidade acadêmica e suscitou dúvidas. Para prestar esclarecimentos e levar novas informações, membros das principais unidades envolvidas no novo processo participaram de uma reunião pública com estudantes.

O decano de Ensino de Graduação, Sérgio de Freitas, o diretor da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), Júlio Garay, e representantes do Centro de Informática (CPD) estiveram à disposição durante o encontro, realizado no anfiteatro 12 do ICC, às 12h30 da última quinta-feira (6).

Durante a roda de conversa, o decano Sérgio de Freitas esclareceu que o sistema atual é baseado em três valores básicos: agilidade, segurança e sustentabilidade. Destes, o segundo item foi o que mais gerou participações dos alunos, preocupados com possíveis vulnerabilidades, inconsistências e vazamento de informações.

Formada em Engenharia Civil, Juliane Pereira participou da conversa sobre diploma digital. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

"Posso garantir que o sistema é confiável e foi concebido para reduzir potencialmente a possibilidade de fraudes na validação", garantiu o decano. Ele acrescentou que a novidade está em permanente processo de melhoramento e que a ampliação dos níveis de segurança segue sendo estudada.

Outro ponto levantado pelos estudantes presentes foi o valor simbólico do diploma tradicional. Recém-formada em Engenharia Civil, a estudante Juliane Pereira reconheceu as vantagens trazidas pelo novo processo, como aumento da celeridade e economia de recursos, mas deixou sua ressalva.

"Sou a primeira da minha família a me formar na Universidade de Brasília, por isso, receber o diploma tradicional, impresso pela UnB, seria algo importante.”

Saiba mais:

>> UnB emite diplomas com certificação digital
>> UnB emite 41,8 mil documentos digitais em um mês