INTEGRAÇÃO

Com inscrições abertas, iniciativa integra novos professores e técnicos à instituição e compartilha conhecimentos sobre a UnB e a carreira funcional

 

Ao lado do decano do DGP, Carlos Mota, reitora Márcia Abrahão saudou os servidores participantes da primeira edição do programa de integração institucional Sou Mais UnB. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

"Acho muito importante o sentimento de pertencimento. E a gente só consegue pertencer quando a gente conhece", afirma Victor Rafael Celestino, professor novato do curso de Administração da Universidade de Brasília. Participante do programa de integração institucional Sou Mais UnB, ele aprovou a iniciativa. Celestino e outros colegas servidores – técnicos e docentes – participaram do encontro inaugural realizado nesta terça-feira (16). 

A reitora Márcia Abrahão abriu o encontro dando boas-vindas aos servidores. "É muito importante mostrarmos nossa história para que vocês tenham certeza de que não estão aqui apenas como membros de um órgão público, mas como integrantes de uma Universidade comprometida em transformar a realidade do país", disse. "O mundo não está pronto, está em construção. Vocês colocarão o tijolinho que compete à sua contribuição", incentivou.

Com inscrições abertas até o próximo domingo (21), o programa tem atividades até o mês de novembro e é destinado a servidores que ingressaram recentemente na Universidade ou a qualquer outro que não tenha participado de atividades de acolhimento anteriormente. Os encontros acontecem às terças e quinta-feiras alternando, a cada semana, entre os turnos matutino e vespertino.

“Nossa proposta é que os servidores sejam bem acolhidos e se sintam parte da instituição", informa Rômulo Siqueira Santos, diretor de Capacitação, Desenvolvimento e Educação do Decanato de Gestão de Pessoas (Dcade/DGP). Para o gestor, após a participação, os trabalhadores estarão “mais informados para cuidar de sua vida funcional, conhecendo as possibilidades de crescer na carreira, e também para cuidar da instituição, oferecendo à sociedade o melhor serviço".

SOBRE O programa de integração institucional Sou Mais UnB é dividido em dois módulos e soma 20 horas de carga horária. O módulo I é sobre a história da UnB, e o primeiro encontro teve como temática A missão da Universidade: formar cidadãs e cidadãos, transformar a sociedade. O segundo encontro será na quinta-feira (18), sobre Estrutura, funcionamento e gestão democrática da Universidade.

Diretor da Dcade/DGP, Rômulo Siqueira acredita que o programa Sou Mais UnB pode gerar servidores mais bem informados sobre a instituição. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

O módulo II traz como temática o servidor público na Universidade de Brasília. Os encontros acontecem na terça-feira (23) sobre A vida no trabalho, e na quinta-feira (25), sobre A vida funcional. Esse módulo desdobra-se em assuntos, como gestão de pessoas na UnB, planos de carreira, formação continuada e ética no serviço público.

O encerramento do programa promove visitas técnicas a unidades administrativas e acadêmicas. No ato da inscrição, cada participante deverá se registrar em duas visitas técnicas, conforme datas e horários informados. Os locais da visita serão definidos posteriormente. As saídas contemplarão os campi de Ceilândia, Gama e Planaltina.

Os inscritos com presença em pelo menos 75% das atividades receberão certificado, com validade para progressão por capacitação. Servidores que não se inscreverem no programa poderão participar dos módulos I e II, mas não serão certificados.

>> Confira a programação completa

NOVO FORMATO  Esta é a primeira edição do Sou Mais UnB. Anteriormente, o acolhimento a novos servidores acontecia em outro formato. “Reformulamos para tornar a iniciativa mais atrativa e participativa. Antes os encontros estavam muito atrelados a questões técnicas e legais, agora abordamos mais o conhecimento da instituição, com diálogo sobre ensino, pesquisa e extensão; além de incluir visitas técnicas aos campi", detalha o decano de Gestão de Pessoas, Carlos Mota.

O decano afirma que o programa contribui para que "o servidor não fique com a visão restrita ao seu espaço de trabalho, mas compreenda a Universidade como o todo, aprimorando sua dinâmica de trabalho". Mota ressalta que a iniciativa está integrada ao Plano Anual de Capacitação (PAC), que fornece diversos cursos para aprimorar o quadro de pessoal da UnB.

Motivar os servidores é outro objetivo da iniciativa. "No decorrer do treinamento, o servidor poderá visualizar todas as possibilidades de desenvolver sua carreira aqui. Com isso, esperamos que ele perceba que a UnB tem um ambiente favorável ao seu crescimento profissional e com isso se sinta motivado a permanecer na Universidade", aponta o decano.

DEPOIMENTOS Professora no curso de Serviço Social desde junho de 2018, Hayeska Costa deixou sua terra natal para cumprir a vocação da docência. "Sou de Fortaleza, no Ceará, e me mudei com marido e filhos. Para mim, essa é uma oportunidade de ser acolhida não só na comunidade da UnB, mas também em Brasília. Pela história da Universidade, estou conhecendo a história da cidade", compartilhou.

Professor Victor Celestino, professora Hayeska Costa e técnico de laboratório Ivan Reis são representantes da nova geração de servidores da Universidade de Brasília. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

A docente espera conhecer mais sobre as particularidades da UnB. "Toda a minha vivência foi em uma universidade estadual. No cenário federal, a dinâmica é diferente. Quero conhecer todo o funcionamento para que eu não apenas exerça minha função de docente, mas possa viver a Universidade como um todo."

Ao contrário da professora, Ivan Banho Reis conhecia de perto a Universidade antes de ser empossado como servidor técnico, em janeiro de 2018. "Fiz graduação e mestrado aqui. Também trabalhei em um projeto por seis meses", contou o técnico de laboratório na área de Química. Apesar da experiência, ele garante que é diferente ter o vínculo de servidor.

"Quando entrei, tive o sentimento de ter caído de paraquedas. Não sabia muito sobre quais seriam minhas atribuições e, aos poucos, fui sendo instruído", disse. Ele acredita que o programa será útil para aprofundar seus conhecimentos sobre a Universidade. "A gente percebe que ainda tem muito a aprender sobre a UnB e tudo o que ela pode oferecer, por isso estou gostando muito do curso."

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.