INSTITUCIONAL

Promovido pela Comissão Própria de Avaliação, evento destaca importância do envolvimento da comunidade em análises de desempenho da Universidade

Em 2017, Fórum de Avaliação Institucional revelou mudanças no perfil de estudantes ingressos na UnB. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Regularmente, a Universidade de Brasília é submetida a avaliações internas e externas que contribuem para diagnosticar a situação da instituição nos âmbitos de ensino, pesquisa, extensão e gestão, e para orientar propostas de aperfeiçoamento de seus indicadores acadêmicos. Os desdobramentos dessas iniciativas são incorporadas na construção de estratégias definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

O bom resultado das avaliações depende, no entanto, do envolvimento da comunidade acadêmica e do reconhecimento da importância desses instrumentos para o avanço da Universidade. Com o intuito de aproximar estudantes, professores e técnicos administrativos das sistemáticas e apresentar informações sobre estudos referentes ao tema, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) realiza, na próxima terça-feira (13), o V Fórum de Avaliação Institucional da UnB. A atividade acontece das 9h às 12h, no auditório verde da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face).

Promovido anualmente, o evento proporciona um ambiente de diálogo com a comunidade sobre o assunto, a partir de reflexões sobre os avanços e desafios nos processos de avaliação institucional. “É um espaço para compartilhar as produções em torno da temática, sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância dos processos de autoavaliação e refletir sobre os dados produzidos”, ressalta a presidente da CPA, Cláudia Griboski.

A programação inclui palestra sobre o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), além de mesa-redonda, onde serão divulgados os resultados de pesquisas de pós-graduação, com foco na análise dos processos de autoavaliação da UnB.

Cláudia Griboski considera a participação da comunidade acadêmica fundamental para a disseminação de informações sobre os processos e a discussão de melhorias nas metodologias. “É importante que todos compreendam como se dá as avaliações, participem efetivamente dos processos e utilizem os resultados para melhoria da Universidade como um todo”, reforça.

APROXIMAÇÃO – O Fórum de Avaliação Institucional é realizado no âmbito do Programa AvaliaUnB, iniciativa da CPA que integra o projeto de autoavaliação da Universidade de 2017 a 2019. O programa visa estreitar relações entre comissão e comunidade acadêmica, a partir da realização de visitas programadas às unidades, com o intuito de promover reflexões sobre as avaliações internas e seus resultados, com vistas ao planejamento de melhorias na Universidade.

A CPA também é responsável por coordenar os processos de avaliação interna da instituição, além de sistematizar as informações geradas e encaminhá-las, quando solicitadas, ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).