INSTITUCIONAL

Professores Renato Sousa e Rogério Araújo assumem a administração da FCI até 2022. Expectativa é conduzir uma gestão transparente e pacífica

No registro, o vice-diretor da FCI, Rogério Araújo, a reitora Márcia Abrahão, o diretor, Renato Sousa, e a ex-vice-diretora, Fernanda Monteiro. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Foi com participação expressiva da comunidade da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) que a nova direção da unidade foi oficialmente empossada nesta sexta-feira (16), em cerimônia no auditório da Reitoria, no campus Darcy Ribeiro. Os professores Renato Tarciso Barbosa de Sousa e Rogério Henrique de Araújo Júnior assumem o mandato de diretor e vice-diretor, respectivamente, para o quadriênio 2018-2022.

Durante a solenidade, a reitora Márcia Abrahão entregou insígnias aos novos empossados e lembrou a transformação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação (CID) na FCI, que completou dez anos em 2018. “Tive a honra de coordenar, também, a criação da graduação em Museologia quando era decana de Ensino de Graduação”, contou.

“É preciso manter o espírito e a missão de nossa instituição, ofertando ensino, pesquisa e extensão de excelência”, afirmou a reitora, dando destaque ao momento delicado pelo qual passam as universidades de todo o país. Márcia Abrahão disse que a direção da faculdade terá todo o apoio da administração superior para superar todas as dificuldades, materiais ou imateriais.

Os novos diretor e vice-diretor já atuaram juntos em outras atividades administrativas. Antes de assumirem o cargo máximo da faculdade, em agosto, a dupla coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCInf). “Eu acreditava que a nossa missão em atividades de gestão estava cumprida, mas fomos incentivados por colegas a dar mais esse passo”, relatou o diretor Renato Sousa.

Atuando como vice-diretora no quadriênio 2014-2018, ao lado da docente Elmira Simeão, Fernanda Monteiro expressou sua gratidão pela experiência engrandecedora. “A transição foi a oportunidade de aprofundar os detalhes da direção e alinhar as ações com os professores que estão assumindo a gestão. A FCI entra num novo caminho e coloco-me à disposição para apoiar o que for necessário”, declarou.

Além de familiares, também estiveram presentes profissionais da Ciência da Informação de outros órgãos federais. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

DESAFIOS INSTITUCIONAIS – A Faculdade de Ciência da Informação conta com três cursos de graduação – Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia – e um de pós-graduação, que está entre os cinco melhores do país na área. Atualmente, o corpo discente da FCI possui mais de mil alunos, e o quadro docente, mais de 40 professores.

Citando a máxima do filósofo Spinoza – “aquilo que não pode ser concebido por meio de outra coisa deve ser concebido por si mesmo” –, o vice-diretor Rogério Araújo falou que o maior dever à frente do cargo está na construção de um futuro melhor, rejeitando a discriminação, o preconceito e o ódio.

“Queremos construir pontes de acesso e debate, gerar um clima de confiança e promover a transparência”, sintetizou. Rogério também mencionou alguns problemas de infraestrutura que precisam ser resolvidos, relacionados a iluminação, pintura e manutenção de equipamentos.

Para o diretor Renato Sousa, é preciso valorizar as instâncias colegiadas, manter o respeito e o acolhimento à diversidade e persistir na defesa do ensino público, gratuito e de qualidade. “Nossa expertise é fundamental para a transparência e preservação da memória”, opinou.

“O direito à informação é garantido constitucionalmente e só faz sentido se a população tem acesso a uma informação que seja inteligível, organizada e disponível. Uma sociedade bem informada é uma sociedade mais democrática”, afirmou o diretor.