ÓRGÃOS COLEGIADOS

Entre os destaques, mudança de gestores, votação do orçamento 2016 e apresentação de relatórios de gestão

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Mudança de gestores na Administração Superior da Universidade de Brasília foi anunciada na última sexta-feira (4), durante a primeira reunião do ano do Conselho Universitário (Consuni).

A professora Denise Bomtempo deixa o Decanato de Assuntos Comunitários. Em seu lugar, assume a agora ex-decana de Extensão, Thérèse Hofmann, substituída pelo professor do Departamento de Geografia Valdir Steinke.

"Para além de metas e desafios, fica o sentimento de uma equipe unida, ética, responsável, qualificada e aguerrida", agradeceu Denise. "Hoje temos um serviço melhor com ações bem delineadas." "Me coloco à disposição para uma transição tranquila", disse Thérèse. "Continuamos firmes e fortes, fazendo o melhor para a UnB", completou Valdir.

O Conselho aprovou o orçamento da Universidade deste ano, estimado em R$ 460 milhões. "É o maior entre as federais e, em quase todas, houve redução. Tentamos não penalizar atividades acadêmicas", disse o decano de Planejamento e Orçamento, César Tibúrcio, que prevê mais um ano difícil em termos de liberação de recursos.

Já a reestruturação da BCE e a criação de Corregedoria na UnB devem ser apreciadas na próxima reunião, a pedido dos membros do Consuni, para melhor conhecimento dos temas.

RELATÓRIOS DE GESTÃO – Os gestores da Ebserh, do CDT, do Cebraspe e da Finatec falaram sobre realizações dos últimos três anos e projetos em andamento. O superintendente da Ebserh, Hervaldo Carvalho, destacou, por exemplo, investimentos em infraestrutura e equipamentos, bem como na gestão do hospital. "Queremos ser referência no Brasil."

O diretor do CDT, Paulo Suarez, por sua vez, falou sobre a nova plataforma de captação e gerenciamento de projetos, a CDT Spartaco. "Nome dado em homenagem ao professor Spartaco Filho, um dos casos mais bem-sucedidos de patente na UnB."

Paulo Portela, diretor do Cebraspe, relatou que fábrica de software acadêmico, para avaliações eletrônicas, está na última fase de implantação. Enquanto o diretor da Finatec, Edson Paulo da Silva, apontou esforços para que a fundação cumpra sua função de desenvolvimento científico e tecnológico.

INFORMES – Entre os destaques, o andamento de contratos emergenciais de infraestrutura e o anúncio de que o novo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) começa a funcionar em maio.