ACERVO

Alunos, servidores, pesquisadores e público em geral podem ter acesso a pesquisas, revistas científicas e produtos como audiolivros e softwares para leitura de tela

Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

Além de possuir uma coleção com mais de 1,5 milhão de livros impressos para empréstimo, a Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE) oferece aos usuários vários serviços. São laboratórios de acesso digital, auditório, sala de treinamento, cabines de áudio e vídeo, visitas orientadas, treinamento em bases de dados e outras iniciativas para atender alunos, professores e a comunidade em geral.

O Repositório Institucional da UnB (RIUnB), por exemplo, é um acervo digital composto por mais de 30 mil trabalhos científicos. São disponibilizados artigos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso (TCC) produzidos por professores e alunos da graduação e pós-graduação. O objetivo é armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso à produção científica da Universidade. Os arquivos são de livre visualização e download. Em 2015, o RIUnB teve cerca de 3,8 milhões de visitantes.

A Biblioteca Central da UnB possui livros em braile. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

Marcílio Dantas, estudante de Medicina, já visitou a coleção do repositório. “No semestre passado, consultei uma tese de Microbiologia. O conhecimento que adquiri foi muito útil na aprovação em uma disciplina”, relata.

Marília Augusta de Freitas, bibliotecária da BCE, considera que os professores e alunos deveriam utilizar com mais frequência os serviços oferecidos pelo RIUnB. “Toda a comunidade acadêmica deveria consultar o repositório. Talvez, por não conhecerem os nossos serviços, muitos ainda não acessam esta excelente ferramenta”, declara.

Para atender normas internas da UnB, todo estudante de graduação, mestrado e doutorado, ao finalizar o seu curso, tem o compromisso de entregar à BCE uma cópia digital do seu trabalho de pesquisa. Dessa forma, toda a produção acadêmica é colocada à disposição da comunidade para consulta.

No acervo digital, também existe o Portal de Conferências. Nesse espaço virtual, os professores podem realizar cursos, congressos, palestras e seminários. A Biblioteca fornece todo suporte técnico e pessoal especializado necessário para a realização dos eventos.

Os audiolivros são gravados na Biblioteca Digital e Sonora (BDS). Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

Outro serviço para consulta acadêmica é o Portal de Periódicos da UnB. Lá, a BCE disponibiliza aos internautas 70 revistas científicas, produzidas nos diversos departamentos.

Aos usuários com deficiência visual, a Biblioteca Digital e Sonora (BDS) conta com audiolivros e softwares para leitura de tela. Também há um acervo de livros em braille.

<< Conheça a Biblioteca Central da Universidade de Brasília

<< Saiba mais sobre as bibliotecas digitais da UnB