SINDICATO

Com o lema Renovação, Autonomia e Conquista, a Chapa 1 venceu com 34,39% dos votos válidos

Raimundo Nonato, Vânia Felício e Mauro Mendes comandam o Sintfub no biênio 2016/2017. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

O novo mandato do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília para o biênio 2016/2017 começou nesta quarta-feira (20), quando tomaram posse os membros da Chapa 1 – Renovação, Autonomia e Conquista, que venceu com 34,39% dos votos. A cerimônia ocorreu pela manhã, na Praça Chico Mendes, no campus Darcy Ribeiro.

Representante da Chapa 2, Aidil Coelho fez questão de agradecer pela oportunidade e saudar a coordenação-geral da chapa vencedora. “Observamos que, cada vez mais na Universidade, os votantes amadurecem. Quero dizer que eu continuo na luta, mesmo que minha chapa não tenha sido vencedora”, afirmou.

O aluno de Sociologia João Marcelo Marques Cunha participou da posse e manifestou apoio à gestão. Para ele, o próximo biênio apresenta muitos desafios e, por isso, é importante uma construção deliberativa coletiva para apontar um rumo nesse momento de instabilidades e valorizar a vida na Universidade.

“Depois de velho na UnB, resolvi participar do sindicato”, brincou Raimundo Nonato, coordenador-geral da Chapa 1 e também um dos fundadores do Sintfub. “Estou aqui porque estou vivo e temos que lutar juntos, sorrindo, brincando, conversando, respeitando as pessoas. Vamos fazer um trabalho digno.”

Vânia Felício, outra coordenadora-geral da chapa vencedora, se apresentou ao público presente na cerimônia e afirmou que vai se esforçar ao máximo para conquistar novos direitos para todos os trabalhadores da Universidade. “Estou na UnB há 20 anos. Faço parte dessa nova composição de renovação do sindicato e quero dizer a todos que, com a mesma garra que trabalhamos pela vitória nessas eleições, quero contribuir para a luta da categoria.”

Novamente no comando da chapa, desta vez junto a Vânia e Nonato, Mauro Mendes aproveitou para agradecer também à composição anterior do Sintfub. “Os companheiros que estão saindo hoje e estão se aposentando foram muito importantes no processo de cobrança pela realização de mais concursos públicos ou para que servidor pudesse cursar o mestrado e o doutorado, ou para mantermos a URP no contracheque dos servidores. Me orgulha também que nós temos servidores do HUB na chapa, que vão somar e com quem vamos aprender muito. Nosso sindicato é plural e é de todos os trabalhadores da Universidade”, concluiu Mendes.

Ebnézer Maurílio Nogueira da Silva, assessor da Reitoria, representou o reitor da UnB na cerimônia.

Texto atualizado em 27/04/2016