INSTITUCIONAL

Diversidade e Pluralidade serão abordadas por diferentes ângulos ao longo do semestre

Arte: Igor Outeiral / Secom UnB

UnB Diversa e Plural é o tema da nova campanha que a Universidade de Brasília apresenta para receber os 4.058 calouros do Vestibular 2016 e reforçar a integração de toda a comunidade acadêmica, por meio de ações continuadas ao longo do semestre. Centro efervescente de conhecimentos, ideias e opiniões, a Universidade precisa ser livre para ser democrática. É o convívio respeitoso entre diversidade e pluralidade que a torna uma instituição única. Com diferentes características políticas, ideológicas, sociais, étnicas, religiosas, raciais, regionais, de identidade de gênero e de orientação sexual convivendo lado a lado.

Foto: Luis Gustavo Prado / Secom UnB

A campanha se inspira nos cobogós do Instituto de Química (IQ), que tão bem sintetizam as inter-relações que compõem a UnB. Ao primeiro olhar, cada segmento parece apontar para direções opostas e inconciliáveis. Mas basta ampliar o espectro para perceber que todas as partes formam um todo coeso, harmônico e belo.

Por ser um centro de excelência conectado ao Brasil e ao mundo, a UnB também reflete todos os avanços, as contradições, as crises e os desafios da sociedade. E, “para isso deve existir uma verdadeira universidade nacional: para alcançar, renovar e transmitir o saber humano nos seus mais altos padrões; e para utilizá-lo sempre em benefício das necessidades e aspirações de seu povo”, como afirmou Pompeu de Souza ao prefaciar a obra UnB: invenção e descaminho (1978), de Darcy Ribeiro.

A campanha UnB Diversa e Plural reforça, portanto, a missão da Universidade de Brasília de ser uma instituição inovadora, comprometida com as excelências acadêmica, científica e tecnológica, formando cidadãos conscientes do seu papel transformador na sociedade, respeitadas a ética e a valorização de identidades e culturas com responsabilidade social. E reitera o repúdio a quaisquer atos de violência, desrespeito e intolerância de toda espécie.

LANÇAMENTO – O lançamento oficial da campanha foi feito durante entrevista coletiva concedida pelo reitor Ivan Camargo, a decana de Assuntos Comunitários, Thérèse Hofmann, e a decana de Ensino de Graduação em exercício, Nilce Santos, nesta segunda-feira (11).

Na oportunidade, os gestores apresentaram os destaques da programação e divulgaram o website boasvindas.unb.br, que visa auxiliar a adaptação dos novos alunos ao cotidiano acadêmico e às oportunidades que a UnB oferece.

“A página foi pensada para o calouro, baseada no que ele deseja saber quando entra na Universidade", explicou a decana Nilce Santos. "A partir disso, esperamos que o estudante se sinta acolhido, pertencente à UnB, e com esse sentimento passe a cuidar da Universidade e das relações entre as pessoas que convivem aqui”, acrescentou.

BOAS-VINDAS AOS CALOUROS –
Para abrir o próximo semestre, diversidade e pluralidade serão os temas das Aulas Magnas no primeiro dia de aula (08 de agosto). Às 10h, no Centro Comunitário Athos Bulcão, o juiz do TJDFT Ben-Hur Viza e a ex-aluna da UnB e vice-presidente da OAB DF Daniela Teixeira introduzirão os calouros no debate sobre respeito, convivência e violência contra a mulher.

Às 19h30, no Anfiteatro 9, a cineasta Anna Muylaert e a ex-aluna da UnB e atriz Camila Márdila abordarão temas como segregação social, assédio sexual, maternidade e ingresso no Ensino Superior sob a perspectiva do filme Que horas ela volta?.

AÇÕES PREVISTAS PARA O 2o SEMESTRE DE 2016 – Várias outras atividades previstas para o 2o semestre abordarão, por diferentes ângulos, as questões da diversidade e da pluralidade. Entre elas:

Arte: Marcelo Jatobá / Secom UnB

Conheça outras iniciativas que a UnB desenvolve a fim de promover a diversidade e a pluralidade