ÓRGÃOS COLEGIADOS

Lista tríplice que será enviada ao MEC ratifica resultado da consulta à comunidade. Docente é primeira mulher eleita para o cargo

Foto: Luis Gustavo Prado / Secom UnB

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília homologou, nesta sexta-feira (16), o resultado da consulta para a gestão 2016-2020 da Reitoria. Em agosto, a comunidade acadêmica manifestou sua preferência pela chapa formada por Márcia Abrahão e Enrique Huelva, que obteve 53% dos votos em primeiro turno.

Na reunião do colegiado, a docente foi confirmada na primeira posição, com 52 votos. O candidato Ivan Camargo, atual reitor da Universidade, teve sete votos. Denise Bomtempo fecha a lista, com três votos. A votação do Conselho gera uma lista tríplice, encaminhada ao MEC. Após o reconhecimento dos nomes pelo Ministério, vem a fase de nomeação, de responsabilidade da Presidência da República.

O rito no Consuni seguiu o Decreto 1.916/96, que estabelece as regras de escolha dos dirigentes das instituições federais de ensino superior. Votaram, ao todo, 62 membros, entre representantes docentes, discentes e técnicos administrativos.

"Conclamamos a todos para que trabalhemos sempre juntos", destaca Márcia Abrahão. Foto: Luis Gustavo Prado / Secom UnB

AGRADECIMENTOS – Após a leitura do resultado, a nova reitora Márcia Abrahão e o novo vice Enrique Huelva falaram ao Conselho. A candidata eleita fez agradecimentos a toda comunidade acadêmica e foi aplaudida ao fim do discurso.

“É uma honra ser indicada pelo conselho superior da UnB para assumir o cargo de reitora dessa instituição pelos próximos quatro anos. Serão anos difíceis, que exigirão união de toda a comunidade. Por isso conclamamos a todos para que trabalhemos sempre juntos”, disse.

O vice-reitor eleito destacou o papel da alternância de pensamentos à frente da Universidade e parabenizou o “comportamento democrático” da comunidade acadêmica.
“Como em toda a sociedade, a democracia precisa ser praticada para que exista, e a Universidade é um fantástico exemplo de prática democrática. Parabenizo todos os atores envolvidos, tanto os votantes quanto as chapas”.

Huelva também agradeceu à atual gestão pelo trabalho deixado como legado. “A Universidade é construída em um processo cumulativo. Partimos agora de uma base muito sólida e daremos continuidade ao trabalho efetuado”, concluiu.

Ainda nesta sexta-feira, o Conselho Universitário aprovou de forma unânime a ata da reunião, oficializando o resultado. “Por aclamação, está eleita a professora Márcia Abrahão como nova reitora da Universidade de Brasília”, finalizou Ivan Camargo.

Márcia Abrahão, professora do Instituto de Geociências, é a primeira mulher eleita a ocupar o cargo máximo na Universidade de Brasília. A posse da nova gestão está marcada para o dia 21 de novembro.