- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

Edital para submissão de propostas

Docentes de diversas áreas do conhecimento já podem inscrever seus projetos para o Programa de Iniciação Científica da UnB. O objetivo é despertar a vocação científica em alunos de graduação. As inscrições devem ser feitas pelos docentes-pesquisadores. O prazo para as candidaturas é estabelecido por áreas: Saúde e Vida (23 a 29/4); Artes e Humanidades (30/4 a 6/5); e Exatas e Tecnologia (7 a 13/5). O resultado está previsto para 14 de junho. Mais informações em edital disponível na página do programa.

Mais informações: www.proic.unb.br

EXTENSÃO Atualização: atividades suspensas. Ainda não há data específica para realização.

Cursos de matemática

A partir do dia 28 de abril serão ministrados, no campus de Planaltina, os cursos de extensão Lógica Matemática e Matemática Financeira. O primeiro, das 8h às 10h, e o segundo, das 10h às 12h. As aulas acontecem aos sábados, na sala A1/1963. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no primeiro dia de curso. Serão concedidos certificados de 30h aos alunos do projeto.

FESTIVAL

Ciência na mesa dos bares

Entre os dias 14 e 16 de maio, acontece o Festival Pint of Science, idealizado para divulgar a ciência à população de forma descontraída, na mesa de bares, cafés e restaurantes. O evento é gratuito e os interessados pagarão somente aquilo que consumirem nos locais em que acontecerão as conversas científicas. Cinco bares da capital sediarão bate-papos com cientistas sobre temas como uso médico do canabidiol, psicologia forense e febre amarela. A programação está disponível na página do evento.

Mais informações:  www.pintofscience.com.br

EXPOSIÇÃO

Caricaturas sobre a construção de Brasília

Está em cartaz, no Museu Nacional Honestino Guimarães, a exposição Do Riso ao Risco: a construção de Brasília nas caricaturas da imprensa (1957-1960), que apresenta charges críticas às políticas do ex-presidente Juscelino Kubitschek. A mostra, desenvolvida por integrantes dos cursos de Arquivologia e Museologia da UnB, acontece até 6 de maio e o horário de visitação é das 9h às 18h30, de terça a domingo.

Mais informações:  www.museologia.fci.unb.br/doriscoaoriso

Práticas acadêmicas inovadoras

O Centro de Educação à Distância está recebendo, até 20 de maio, propostas de incentivo ao desenvolvimento de metodologias inovadoras na UnB. Podem participar da seleção servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade, que deverão enviar as sugestões pelo Sistema Eletrônico de Informações. O edital está disponível na página do centro.

Mais informações: www.cead.unb.br

CINEMA

Lugar de mulher

A temporada do projeto Segundas Curtas continua. O tema Mulheres foi escolhido para as sessões deste ano. A próxima será no dia 30 de abril, com os filmes Antonieta, da diretora Flávia Person; Objetivos e Metas (Goles y Metas), de Ginger Gentile e Gabriel Balanovsky; e o primeiro episódio da websérie Batalha, Mina, da diretora Isis Aisha. A atividade, que discutirá o lugar da mulher, ocorre no anfiteatro 10 do ICC, às 12h30.

Mais informações:  www.docca.dac.unb.br

SIMPÓSIO

Ciência, tecnologia e sociedade

As inscrições para o III Simpósio Internacional de Estudos CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade foram prorrogadas até 2 de maio.  O curso de extensão será realizado de 7 de maio a 10 de julho e terá como tema A Formação Científica Contemporânea e a Democratização do Projeto Tecnológico. A programação do curso e os requisitos para participação estão disponíveis no site abaixo.

Mais informações:  www.ceam.unb.br

LEITURA

Desconto em livros

A partir do mês de maio, estudantes e servidores da Universidade terão 40% de desconto nos livros publicados pela Editora UnB. A compra das obras pode ser realizada na loja do campus Darcy Ribeiro e no site da editora.

Mais informações: www.editora.unb.br