- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

BOAS-VINDAS

Volta às aulas e recepção aos calouros

O segundo semestre letivo de 2018 começa nesta segunda-feira, 13 de agosto, para toda a comunidade acadêmica da UnB. Os novos alunos dos quatro campi ainda terão recepção especial no evento #InspiraUnB, na quarta-feira, 15 de agosto, às 10h, no Centro Comunitário Athos Bulcão. A socióloga e líder indígena Célia Xakriabá conduzirá bate-papo sobreprotagonismo acadêmico e profissional, inspiração realizadora e responsabilidade social. A abertura do encontro fica com a bateria Olímpia, do Direito, e haverá distribuição de kit institucional aos calouros. Participe!

Mais informações: www.boasvindas.unb.br

Cross Cerrado 2018

Estão abertas as inscrições para o Circuito Cross Cerrado 2018. A primeira prova da corrida será realizada no dia 31 de agosto, às 16h, no campus da Faculdade de Ceilândia (FCE). A participação é aberta às comunidades interna e externa, e as inscrições podem ser feitas pela internet até a véspera da corrida. Em 21 de setembro, é a vez da UnB Gama (FGA) receber a prova. O Centro Olímpico do campus Darcy Ribeiro sedia a corrida em 26 de outubro. O encerramento da temporada está agendado para 23 de novembro, na UnB Planaltina (FUP).

Mais informações: www.esporte.unb.br

SIMPÓSIO

Biodiversidade em pauta

Articulando Saberes Biológicos é o tema do I Simpósio de Biodiversidade da UnB, que ocorre de 17 a 20 de setembro no Instituto de Ciências Biológicas (IB). O evento almeja integrar diversas áreas da biologia, buscando promover o fortalecimento do IB como unidade, discutindo de forma multidisciplinar a biodiversidade do Cerrado. Palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentações de trabalhos e concursos fotográfico e de ilustração científica compõem a programação. O prazo para submeter resumos vai até 17 de agosto, no site do simpósio.

Mais informações: www.simbiounb.com

INTERNACIONALIZAÇÃO

Parceria com universidade chilena

O Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) promove duas atividades de internacionalização nos dias 13 e 14 de agosto. Na segunda-feira, a partir das 14h30, no Auditório do Ceam, acontece a oficina Troca de experiências entre o Instituto de Estudios Avanzados da Universidad de Santiago de Chile (IDEA) e o Ceam. Na terça-feira, às 10h, no Auditório da Reitoria, é a vez da conferência O Sul Social e o Sul Absoluto, com o diretor do IDEA, Fernando Estenssoro Seavedra. As programações são gratuitas e não requerem inscrições.

Mais informações: www.ceam.unb.br

SEMANA

Direitos Humanos

De 18 a 20 de setembro, acontece a 1ª Semana Nacional de História da UnB, que tem como temática Leituras e Releituras de 1968. O encontro propõe diálogo sobre a articulação entre memória, história e direitos humanos, levando em consideração que a investigação histórica é fundamental para a construção da cidadania. As inscrições para apresentação de trabalho no evento estão abertas até 25 de agosto.

Mais informações: www.semanadehistoriadf.wordpress.com

SELEÇÃO

Subsídio para refeições

O terceiro edital 2018 de concessão de subsídio para redução dos valores de refeições no Restaurante Universitário (RU) para eventos na Universidade de Brasília está aberto. A finalidade é contemplar até sete eventos que aconteçam na UnB entre setembro e dezembro. Podem participar da seleção discentes e servidores (docentes e técnicos). O período de inscrição vai até 17 de agosto. O edital está na página do RU.

Mais informações: www.ru.unb.br

CONGRESSO

Ciências do esporte

De 20 a 22 de setembro, a Faculdade de Educação Física (FEF) recebe o VII Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte. O evento, organizado pela Secretaria Distrital do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, busca contribuir para a formação inicial e continuada de professores e estudantes da área, bem como fomentar e socializar o processo de produção do conhecimento acadêmico-científico. O prazo para submissão de trabalhos termina em 15 de agosto.

Mais informações: www.concoce.org

LITERATURA

Clube de Leitura da BCE

Quando ela era boa, romance do escritor americano Philip Roth, é a obra compartilhada na reunião de 30 de agosto do Clube de Leitura da BCE. Lançado originalmente em 1967 e protagonizado por uma mulher, o livro é uma ficção realista e discute expectativas, frustrações e conservadorismos. A participação nas discussões é gratuita e aberta ao público. O encontro vai das 12h às 14h, na sala de treinamento 148, subsolo da BCE.

Mais informações: 3107 2680