- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

NATUREZA

Semana do Cerrado

Exposições, trilhas, jogos, oficinas e palestras compõem a programação da Semana do Cerrado 2018, que acontece de 11 a 15 de setembro no Jardim Botânico de Brasília. A organização é do Laboratório de Ecossistemas da UnB em parceria com outras instituições. O evento é uma oportunidade para conhecer e explorar diferentes aspectos de um dos biomas mais diversos do mundo. Grupos e escolas podem agendar visitas até 10 de setembro pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mais informações: www.tinyurl.com/semanadocerrado

DPG promove aula inaugural

Para acolher os alunos de especialização, mestrado e doutorado, no início deste semestre, o Decanato de Pós-Graduação (DPG) realiza, no dia 20 de agosto, às 15h, a Aula Inaugural dos Cursos de Pós-Graduação da Universidade de Brasília. O professor emérito Maurício Gomes Pereira é o convidado para abordar A Estrutura da Comunicação Científica. O evento acontece no Auditório 3 da Faculdade de Saúde (FS), é aberto à comunidade acadêmica e não requer inscrição prévia.

Mais informações: 3107 4042

EDITAL

Auxílio para pesquisa discente

Está disponível, na página do Decanato de Pós-Graduação (DPG), edital que apoia o desenvolvimento de pesquisas por alunos de mestrado e doutorado cujos programas possuam notas de 3 a 5 pela Capes. O período de solicitações vai até 21 de agosto. Os itens de pesquisa a serem custeados estão detalhados no documento da seleção. O encaminhamento das propostas deve ser realizado pela coordenação do programa de pós-graduação ao qual o estudante está vinculado. O resultado deve ser divulgado até 4 de setembro.

Mais informações: www.dpg.unb.br

SENSIBILIZAÇÃO

Esclerose Múltipla é tema de iniciativa

30 de agosto é o Dia Internacional da Esclerose Múltipla. Nessa data, a Casa da Esclerose Múltipla estará aberta na Faculdade de Educação Física (FEF) para receber quem quiser conhecer as sensações e os desafios que pessoas com a patologia experimentam nas tarefas da vida diária. A casa poderá ser visitada das 8h30 às 18h. Haverá um bate-papo, às 12h, com pacientes, familiares, representantes de associações, profissionais e demais interessados.

INSCRIÇÃO

Edital para organização de acervos

A Diretoria de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte (Docca/DAC) está selecionando bolsistas da assistência estudantil para projeto que tem como proposta desenvolver e executar metodologia de catalogação e divulgação do acervo cenográfico, de figurinos e de artes gráficas, bem como organizar documentos históricos e administrativos do setor. Serão ao todo 17 selecionados, que receberão o valor de R$ 400 por mês durante o período de dez meses. As inscrições vão até 20 de agosto.

Mais informações: www.docca.unb.br

SEMINÁRIO

Corporeidade e interdisciplinaridade

De 23 a 24 de agosto, o Núcleo de Estudos do Corpo e Natureza (Necon), ligado à Faculdade de Educação Física (FEF), realiza o I Seminário Nacional sobre Corporeidade e Interdisciplinaridade. Entre os destaques da programação está o professor francês David Le Breton, da Universidade de Estrasburgo, com palestra sobre Antropologia da Dor. O evento é gratuito e acontece das 9h às 18h30, no Auditório e no Pátio Verde da FEF. Inscrições abertas.

Mais informações: www.necon.unb.br

ENFERMAGEM

Eventos discutem pesquisa em saúde

A Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da UnB recebe, de 11 a 13 de setembro, o I Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde e o II Simpósio de Pesquisa em Enfermagem do Distrito Federal. Os eventos reunirão pesquisadores de universidades brasileiras e estadunidenses a fim de disseminar conhecimentos sobre métodos de pesquisa científica aplicados em estudos qualitativos, de intervenção, de validação e de revisão sistemática. A submissão de artigos vai até 20 de agosto. As inscrições terminam em 7 de setembro.

Mais informações: www.simpe2018.com