- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

OPINIÃO

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

ESTUDANTES

Auxílio para participação em eventos

Os editais de auxílio para participação de alunos de graduação em eventos nacionais e internacionais estão disponíveis na página do Decanato de Ensino de Graduação, na seção Editais. As solicitações devem ser realizadas mensalmente, de acordo com os prazos especificados no documento. Para eventos no país, o valor do auxílio é de R$ 650; para eventos no exterior, R$ 2.000. A contribuição destina-se ao pagamento de diárias, passagens e taxas de inscrição. O prazo para solicitação de auxílio para eventos que ocorrem no mês de março vai de 4 a 8 de fevereiro. Fique atento: apesar de o período ser 2019, o edital ainda é o de 2018.

Mais informações:  www.deg.unb.br

INGRESSO

Registro acadêmico

Candidatos selecionados no Vestibular de Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira e no Programa de Avaliação Seriada (PAS) têm até 7 de fevereiro para realizar o upload de documentos na etapa on-line do registro acadêmico. O upload deve ser feito pela página do respectivo processo seletivo no site do Cespe. Depois disso, aprovados em ambas as seleções devem apresentar os documentos originais ou cópias autenticadas na etapa presencial do registro acadêmico, nos dias 6 e 7 de fevereiro. Os locais estão indicados na Agenda do Calouro de cada seleção, também no site do Cespe.

Mais informações: 3107 0521 | www.cespe.unb.br

Preparatório em exatas
Alunos de graduação e estudantes do ensino médio interessados em aprimorar habilidades matemáticas para enfrentar disciplinas como Introdução à Probabilidade, Estatística Aplicada e Probabilidade e Estatística podem se inscrever no curso de extensão Nivelamento em Estatística Matemática, oferecido pelo Instituto de Exatas (IE). O curso acontece de 25 de fevereiro a 8 de março, no auditório do prédio CIC/EST e no laboratório do IE. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre 11 e 26 de fevereiro, no site a seguir.

CHAMADA

Artigos sobre ouvidoria

A Ouvidoria da UnB, em parceria com o Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino, lança chamada para submissão de artigos para o livro Ouvidoria Brasileira: ética, defesa, controle social, cidadania e acesso à informação. O edital tem o objetivo de estimular a produção e a realização de pesquisas científicas no âmbito das ouvidorias públicas, privadas e comunitárias. As propostas podem ser enviadas até 28 de fevereiro para o e-mail abaixo. O edital está disponível na página da Ouvidoria.

INTERNACIONAL

Jovens pesquisadores

Segue até 31 de janeiro o prazo de inscrição para doutorandos e doutores que queiram participar de oficina de trabalho sobre racismo e racialização na universidade. A atividade integra o workshop Educação Superior e Transformação Social: Decolonização e Igualdade Racial, que será realizado de 3 a 5 de junho na UnB, com apoio do British Council e da FAP-DF. Os candidatos selecionados terão ajuda de custo para acomodação e passagem.

Coral dos servidores

O Coral dos Servidores da UnB está com inscrições abertas para novos interessados. As audições começam em 9 de fevereiro e se estendem por todo mês, sempre durante os ensaios, às quartas-feiras, das 12h30 às 13h40, e aos sábados, das 14h30 às 17h, no Núcleo Sonoro, localizado no ICC Centro, sala BT 240, ao lado do anfiteatro 10, no campus Darcy Ribeiro. Qualquer pessoa pode participar, e o investimento mensal é de R$ 65. As inscrições vão até 2 de março, tanto por e-mail quanto presencialmente, nos mesmos dias, horários e local dos ensaios. Músicas brasileiras, populares e sacras estão no repertório do coral.

Formação de pesquisadores

O CNPq está concedendo bolsas de doutorado a fim de promover formação em áreas estratégicas, bem como o intercâmbio e a cooperação entre programas de pós-graduação e redes de pesquisa de Instituições de Ensino Superior ou Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação. As propostas devem estar inseridas em um ou mais dos seguintes temas: Aeroespacial e Defesa; Água; Alimentos; Biomas e Bioeconomia; Ciências e Tecnologias Sociais; Clima; Economia e Sociedade Digital; Energia; Minerais Estratégicos; Nuclear; Saúde; Tecnologias Convergentes e Habilitadoras. O prazo para submissão vai até 22 de março. Confira a chamada pública no endereço abaixo.

Mais informações: 3107 4223 | www.cnpq.br