- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

Iniciação científica

O Programa de Iniciação Científica (PROIC) está com oportunidades abertas para estudantes de graduação interessados em se inserir no universo científico. O edital já está disponível na página do programa, com diferentes datas de inscrição: para as áreas de Artes e Humanidades, o prazo vai de 8 a 15 de abril; Saúde e Vida, de 16 a 23 de abril; Exatas e Tecnologia, de 24 de abril a 1º de maio. O resultado provisório está previsto para 17 de junho. Docentes que possuem projetos de pesquisa são os responsáveis por inscrever os alunos interessados. Graduandos devem, portanto, entrar em contato com esses professores.

Mais informações: www.proic.unb.br

TUTORIA

Apoio a pessoas com deficiência

A Coordenação de Apoio às Pessoas com Deficiência (PPNE/DAC) começa a selecionar participantes de graduação e pós-graduação para o programa de tutoria especial. A iniciativa visa garantir o apoio institucionalizado de colegas a estudantes com deficiência. Há possibilidade de tutorias remuneradas e concessão de créditos de módulo livre. As inscrições podem ser realizadas até 18 de abril, na sede do PPNE, sala BT 679/66, no ICC Norte, ao lado da Xerox Exata.

Mais informações: 3107 6323 / 6324

BOAS-VINDAS

Afro-recepção estudantil

O Centro de Convivência Negra (CCN) realiza no dia 28 de março a acolhida aos novos estudantes negros da Universidade. A programação, que começa às 15h, envolve exposição fotográfica, batalha de poesias, apresentação musical e palestras com a advogada Nádia Nádila, sobre Empoderamento Negro: testemunho, saberes e desafios, e com a escritora Cristiane Sobral, com o tema Negra: trajetória pessoal e acadêmica.

Mais informações: www.tinyurl.com/afrorecepcao

AMAZÔNIA

Inscrições, resumos e propostas

De 4 a 7 de junho, o Núcleo de Estudos Amazônicos da UnB (NEAz) realizará o II Fórum Internacional sobre a Amazônia. A programação, composta por quatro painéis de debate, abrirá espaço para apresentação de trabalhos e para proposição de oficinas e rodas de conversa. As inscrições para o evento estão abertas e o prazo para submissão de resumo e de propostas de oficinas e mesas-redondas vai até 31 de março.

Mais informações: 3107 5889 | www.neaz.unb.br/fia

Sistemas Políticos e Jurídicos Brasileiros

De 25 a 29 de março acontece o I Curso de Introdução aos Sistemas Políticos e Jurídicos Brasileiros (I Introduction to Brazilian Legal and Political System), que será ministrado em inglês e trará uma abordagem ampla sobre aspectos, curiosidades e debates gerais de como funcionam as instituições e os poderes políticos do Brasil. Os painéis serão na Sala A1/03 da Faculdade de Direito e as participações são abertas. As inscrições estão disponíveis no guia do curso, no endereço abaixo. Os participantes receberão certificado de 30h.

Desenvolvimento, democracia e direitos humanos

O Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) promove, em comemoração aos seus 33 anos, o Seminário Internacional Desenvolvimento, Democracia e Direitos Humanos: Diálogos e Cooperação Internacional. O evento, nos dias 25 e 26 de março, pretende debater, no Memorial Darcy Ribeiro, questões atuais sobre o tema e firmar acordo de parceria com universidades, sociedade e setores produtivos para formulação de ações no domínio das políticas públicas, desenvolvimento e direitos humanos. A programação está disponível no site do CEAM e as inscrições devem ser realizadas pelo Sistema de Extensão (SIEX).

Mais informações: 3107 5911 | www.ceam.unb.br

LITERATURA

Ofertas da Editora UnB

Em comemoração ao início do semestre, a Editora UnB disponibiliza diversos títulos com até 50% de desconto na loja física, localizada no campus Darcy Ribeiro, e 40% na loja virtual www.editora.unb.br. A promoção é válida até o final de março.