- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

 

arquivo pdfPara ver arquivo .pdf
clique na imagem

 

COMUNIDADE
Educação para um trânsito mais seguro

No dia 11 de maio, quarta-feira, das 10h30 às 14h, o campus Darcy Ribeiro recebe ações do Maio Amarelo – movimento mundial voltado para a redução da violência e de mortes no trânsito. Serão três ações na Universidade: Mix Educativo, concentrado no Espaço Maio Amarelo (entre o ICC Sul e o RU); Blitz Educativa (na faixa de pedestres entre o ICC Norte e os pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon); e Caminhada pelo Trânsito Seguro, que partirá do Espaço Maio Amarelo em direção ao ICC Sul, seguindo até o ICC Norte. Organizada pelo Ceftru, a atividade conta com a colaboração do Detran-DF, DER, PRF e Corpo de Bombeiros. 

INTERNACIONAL
Filosofia e doenças endêmicas

A UnB, em parceria com a embaixada da Itália, promove a palestra Metafísica da Peste. O evento será no auditório da Reitoria, no dia 11 de maio, às 15h30. O professor Sergio Givone, da Università di Firenze, aborda as doenças endêmicas sob a perspectiva filosófica e questiona o significado do sofrimento para o ser humano. O encontro, que é aberto ao público, será proferido em italiano.

>> Mais informações: 3107-7040 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

SIMPÓSIO
Desafios para o exercício da democracia
Pesquisadores e estudantes podem participar do III Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades, que ocorrerá entre os dias 11 e 13 de maio, no Instituto de Ciência Política. A abordagem das discussões traz reflexões teóricas e investigações empíricas sobre o assunto. Inscrições até o dia 11, na secretaria do evento. Acesse: www.sndd2016.eventos.dype.com.br.

>> Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

DEBATE
Oficina sobre Comissões da Verdade
A Secretaria da Rede Latino-americana de Justiça de Transição realiza a Oficina sobre Comissões da Verdade, no dia 9 de maio, às 18h, na sala A3 01 da Faculdade de Direito da UnB. O encontro terá a participação de Isabelle Chehab (consultora da RLAJT), André Saboia Martins (diplomata e ex-secretário executivo da Comissão Nacional da Verdade) e Ivonette Santiago de Almeida (Comissão Anísio Teixeira/anistiada política), que conduzirão o debate sobre as práticas das comissões da verdade. O evento é gratuito e aberto ao público.

>> Mais informações: www.facebook.com/RLAJT

SEMINÁRIO
Estudos latino-americanos e pós-coloniais de ciência
Entre os dias 18 e 20 de maio será realizado, no auditório do Instituto de Ciências Sociais, o Seminário de Estudos Latino-Americanos e Pós-Coloniais de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O evento contará com a presença da pensadora feminista e pós-colonial Sandra Harding (UCLA) e também apresentará mesas com os seguintes temas: ontologias e estudos de CTS; interface ciência e políticas públicas; e abordagens pós-coloniais nos estudos de CTS. As inscrições ocorrem pelo site do evento, até o limite de vagas do auditório.

>> Mais informações: www.luisreyes92.wix.com/bsb16-por



OPORTUNIDADE
Envio de trabalhos para a Revista ParticipAção
O Decanato de Extensão da Universidade de Brasília convoca docentes, discentes e outros trabalhadores a enviarem textos para o próximo número da Revista ParticipAção. A publicação recebe artigos, relatos de experiência na forma de comunicações e resenhas que versem sobre a extensão universitária em seus diversos aspectos. Os textos devem ser encaminhados para o endereço eletrônico www.periodicos.unb.br/index.php/participacao, até o dia 20 de maio.

>> Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


INTERCÂMBIO
Curso de Engenharia na Universidade do Porto
Estão abertas, até 31 de maio, as pré-candidaturas aos cursos de graduação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Os estudantes devem acessar o site www.fe.up.pt/brasil para conhecer os requisitos necessários para concorrer às vagas.

>> Mais informações: 3107-0265


LANÇAMENTO
Clarice Lispector e a descoberta do mundo
A Editora Universidade de Brasília convida para o lançamento do livro Clarice Lispector e a descoberta do mundo, de Vivian Resende Jatobá, no dia 11 de maio, às 19h, no restaurante Carpe Diem (SCLS 104). A obra se dedica a buscar a intimidade e as angústias de Lispector nas crônicas publicadas no livro A descoberta do mundo. O evento é aberto ao público.

>> Mais informações: 3035-4200


MOBILIZAÇÃO
Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
O grupo de pesquisa sobre violência, tráfico de pessoas e exploração sexual de crianças e adolescentes, em parceria com o Núcleo de Estudos da Infância e Juventude, realizará mobilização na entrada central do ICC Norte (Ceubinho), no dia 18 de maio, das 12h às 14h, para dar visibilidade à temática. A ação conta com a participação de professores, alunos, especialistas e técnicos que atuam em diferentes entidades e organizações do poder público e da sociedade civil.

>> Mais informações: www.grupovioles.blogspot.com.br

arquivo pdfPara ver arquivo .pdf
clique na imagem">