- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo .pdf
clique na imagem

EXCELÊNCIA

UnB é a nona melhor da América Latina

A Universidade de Brasília subiu uma posição no ranking da companhia britânica Quacquarelli Symonds (QS) e figura na lista das dez melhores instituições de ensino superior dos países latino-americanos. Ao longo de cinco anos, a UnB ganhou 16 posições nessa avaliação, saltando da 25a colocação, em 2012, para o nono lugar neste ano. Entre as universidades brasileiras analisadas, a UnB é a quarta melhor.

COLÓQUIO

Psicologia escolar

De 22 a 24 de junho ocorre o VIII Colóquio de Psicologia Escolar, que aborda as perspectivas e desafios dessa prática profissional. A atividade ocorre no BSA Norte e conta com a presença de António Nóvoa, professor da Universidade de Lisboa; Sheyla Blumen Cohen, docente da Pontifícia Universidade Católica do Peru; e outros convidados. As inscrições vão até o dia 19 de junho pelo site oficial do evento. Alunos de Psicologia da UnB estão isentos do pagamento da taxa.

Mais informações: www.psicologiaescolar.net

FÓRUM

Produção Cultural em pauta

O Fórum de Produtores Culturais na UnB promove, durante o mês de junho, encontros semanais com personalidades representativas do cenário artístico-cultural de Brasília. O evento ocorre toda quinta-feira, das 18h às 20h, no auditório do Instituto de Artes da UnB. No dia 23 de junho, Maria Dolores Duarte, jornalista e produtora cultural, ministrará uma palestra sobre formatação de projetos culturais e captação de recursos. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Mais informações: 8205-4843

SIMPÓSIO

Proteção de ambientes polares

Para discutir os avanços científicos nos ambientes polares, será realizado o IV Simpósio da APECS-Brasil: Legado e perspectivas do Protocolo de Madrid: 25 anos de história e os próximos 25 anos. O encontro ocorre de 27 a 29 de julho no Instituto de Ciências Biológicas, e os interessados podem efetuar inscrição no site www.apecsbrasil.com/simpoiv até o dia do evento.

INTERNACIONAL

Palestra com António Nóvoa

No dia 21 de junho, o doutor Honoris Causa da UnB e professor da Universidade de Lisboa António Nóvoa faz reflexões sobre o futuro da Universidade, a relação entre arte e ciência, a revolução digital, entre outros temas, no evento Café com Nóvoa, promovido pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG). A atividade será no auditório do BSA Norte, às 16h, aberta ao público. Confirmação de presença pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mais informações: 3107-0489

CINECAL

Mostra aborda laços sanguíneos

A mãe ausente, o pai repressor, a irmã egoísta e o órfão incompreendido são alguns dos personagens que estarão presentes na mostra de filmes Laços de Sangue, promovida pela Casa da Cultura da América Latina (CAL). A classificação indicativa dos filmes é a partir de 14 anos. As exibições ocorrem todas as terças e quintas-feiras do mês de junho, com sessões às 12h30 e às 15h, no Auditório Gonzaguinha. Confira a programação na página www.facebook.com/calunb. Entrada franca.

DIÁLOGO

Direitos das mulheres

Para debater temas relacionados a questões de gênero, a coordenação dos Direitos da Mulher, da Diretoria da Diversidade (DIV/DAC), convida toda a comunidade acadêmica para participar dos eventos Dia Laranja Pela Eliminação da Violência Contras as Mulheres (24/6) às 12h e Roda de Conversa sobre Direitos das Mulheres na UnB (29/6) às 10h. As atividades ocorrem no anfiteatro 10 e são abertas ao público.

Mais informações: 3107-3426

Curso sobre arte de museu

A relação entre o museu e a história da arte é tema do curso de extensão Arte de museu: poética, exibição e arquivamento. As inscrições ocorrem até o dia 1º de agosto, no sistema de extensão da UnB, com vagas limitadas. A iniciativa será realizada no Departamento de Artes Visuais entre 1º e 6 de agosto.

Mais informações: 3107-2632 ou 3107-2633

DEBATE

Crimes sexuais na América Latina

No dia 22 de junho, a Faculdade de Direito debate a Judicialização de Crimes Sexuais na América Latina, às 18h. A mesa conta com participação da perita do Ministério Público da Guatemala, Rita Laura Segato, responsável pelo julgamento de crimes sexuais praticados contra mulheres.

Mais informações: 3107-0702 ou 3107-0710