CRISE

Encontro no auditório da Reitoria foi o primeiro diálogo entre a gestão da Universidade e servidores afetados

Servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília lotaram o auditório da Reitoria para uma reunião com representantes do sindicato da categoria e a administração superior na última quinta-feira (25). O objetivo foi buscar alternativas para reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal que tirou cerca de 1/4 do salário dos técnicos.

O chefe de gabinete da Reitoria, Paulo Cesar Marques, explicou que a própria Reitoria não tem como recorrer da decisão. "A Universidade não tem voz própria neste processo. Os pólos que estão litigando são a própria União, que questiona o direito à URP, e os servidores, representados por suas entidades sindicais."

Advogado do sindicato, Valmir Vieira de Andrade afirmou que há chance de recurso. "Tem viabilidade, sim, de recurso. Iremos focar algumas questões de nulidade da decisão proferida."

Agora, a comunidade universitária está em busca de apoio político para a manutenção do adicional no vencimento dos técnico-administrativos. Não está descartada deflagração de uma greve por parte dos técnicos.

Acompanhe os fatos:

>> 24 de maio de 2023: Reitoria comenta a decisão do ministro do STF Gilmar Mendes de cassar a liminar MS 28819/DF, que garante o pagamento da URP aos servidores técnico-administrativos da ativa e aposentados da UnB

>> 25 de maio de 2023: Reitoria informa reunião com o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) diante da gravidade da situação

>> 25 de maio de 2023: TV universitária acompanha e registra grande mobilização de servidores técnico-administrativos no campus Darcy Ribeiro, em protesto contra a queda da URP

>> 25 de maio de 2023: TV universitária acompanha e registra reunião da administração superior com representantes dos servidores técnico-administrativos, no auditório da Reitoria