PESAR

Docente aposentado da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) atuou por 40 anos na UnB, formou uma família ligada à instituição e tornou-se professor emérito em 2015


Professor José Garrofe Dórea tornou-se emérito em 2015. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília lamenta a morte do professor emérito José Garrofe Dórea, nesta quinta-feira (25). Docente da instituição de 1975 a 2014, Dórea tornou-se emérito em julho de 2015. Ele era casado há 50 anos com a também professora emérita da UnB Chang Chung Yu Dórea.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Dórea nasceu em Capela, Sergipe. Ao completar 18 anos, foi para Recife, onde deparou-se com a oportunidade de sua vida, por meio de um programa da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

O órgão oferecia cursinhos e bolsas para interessados nas áreas de Geologia, Engenharia, Agronomia e Veterinária. “Não precisava ter muito conhecimento, bastava ser um menino esperto. Então, fui selecionado. Ganhei a bolsa, fiz inglês, entrei para a universidade”, contou em entrevista à Secretaria de Comunicação da UnB em 2019.

Pouco tempo depois do curso de Medicina Veterinária, estava nos Estados Unidos para a pós-graduação. “Quando fui para os Estados Unidos, meu interesse era estudar problemas relacionados ao desenvolvimento da produtividade da agricultura nos trópicos. Fui mudando, mas eu sempre trabalhava com conhecimentos de base. Com a Bioquímica Nutricional, pude ir adaptando”, resumiu o especialista em Nutrição, Toxicologia e Meio Ambiente.

Dono de uma extensa lista de publicações científicas e orientações, Dórea foi homenageado em 2015 quando passou a dar nome ao Núcleo de Nutrição da UnB. Em nota de pesar, a direção do Departamento de Nutrição destacou a participação ativa do docente na criação do curso, do núcleo e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde.

"O professor Dórea deixa incontáveis admiradores, discípulos, amigos que sempre se lembrarão da sua simplicidade, inteligência e seu bom humor. Seremos eternamente gratos pela sua existência em nossas vidas", expressaram as colegas docentes Regina Coeli de Carvalho Alves e Kênia Mara Baiocchi de Carvalho, na mensagem.

 

Palavras-chave