VOLTA ÀS AULAS

Movimentação na Universidade de Brasília permanece reduzida, mas alunos e professores já começam a circular pelos campi

Vacinadas e acompanhando as informações sobre a pandemia, as estudantes Brenda e Nathália sentem-se seguras com o retorno presencial. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

A descontração de Nathália Lízio e Brenda Kubota não esconde a expectativa do retorno oficial às atividades presenciais, marcado para esta segunda-feira (17). Sentadas em frente ao Restaurante Universitário (RU), elas aguardavam a chegada de mais uma estudante para a hora do almoço. “Sei da situação do país e do avanço da contaminação pela covid-19. Mas estou vacinada, como meus colegas. Isso me dá segurança”, comemora Lízio, aluna de licenciatura em Química.

 

Para Brenda, a sensação de confiança veio junto com a terceira dose da vacina contra a covid-19, recebida recentemente. “O contexto de agora é outro. O reforço na imunização me deixa segura”, comenta a graduanda do quarto semestre da licenciatura em Música.

 

>> Tire suas dúvidas sobre o retorno gradual e seguro das aulas presenciais

 

Diferentemente dos últimos meses, era perceptível a presença de mais pessoas na entrada do RU, ainda que nada comparável às filas de antes da pandemia e, com o objetivo de garantir a segurança da comunidade universitária, sem um fluxo intenso de pessoas. Agora, na volta parcial e segura à presencialidade das atividades acadêmicas, a paisagem é outra. Para entrar no Restaurante, é preciso apresentar comprovação de esquema vacinal completo.

 

Nathália Lízio percebeu as mudanças implementadas no campus Darcy Ribeiro, como o acionamento automático e por aproximação dos bebedouros e a instalação de totens de álcool em gel no Instituto Central de Ciências (ICC), o Minhocão. “Notei que a UnB adotou medidas de segurança, mas confesso que o cenário da pandemia no país ainda me deixa insegura. Mesmo assim, gosto muito de estar aqui”, reflete.

Ricardo Gargano ministrará disciplina presencial no Instituto de Física, em turma reduzida. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

>> DEG divulga mensagem sobre o retorno seguro e gradual às aulas presenciais

 

AULAS PRESENCIAIS – Nas imediações do Instituto de Física, localizado no ICC, o professor Ricardo Gargano aguardava a hora certa para o início da aula de Relatividade Quântica, disciplina que será ofertada presencialmente às segundas, quartas e sextas. Segundo o docente, a sala de cem metros quadrados receberá 14 alunos. “Eles estavam muito cansados da modalidade remota. Estamos todos vacinados e combinamos que, além do uso de máscaras, iremos deixar a porta aberta para circulação de ar. Me sinto seguro”, detalha.

 

Neste segundo semestre de 2021, cerca de 15% das turmas de graduação terão algum grau de presencialidade. Contudo, as unidades têm autonomia tanto em relação à gestão da oferta quanto ao início das atividades nos campi. No campus Darcy Ribeiro, a maioria dos professores optou por ministrar as primeiras aulas ainda na modalidade remota.

 

A Universidade está na Etapa 2 do Plano de Retomada de Atividades, elaborado pelo Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (Ccar). O documento prevê quatro momentos para o retorno, que pode avançar ou retroceder a depender da situação epidemiológica no Distrito Federal e de decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB.

 

“Internamente, os nossos esforços estão direcionados a tentar detectar o mais rápido possível as suspeitas de casos de covid-19. Afastar essa pessoa, investigar e rastrear o que a gente chama de contato próximo, além de adotar as medidas necessárias perante o caso”, explica Jonas Brant, coordenador de Atenção e Vigilância em Saúde (Coavs/Dasu/DAC).

 

>> Saiba como notificar os casos e suspeitas de Covid-19 na UnB

 

O epidemiologista reforça a necessidade, sempre que possível, do uso de máscaras com melhor poder filtrante. Os membros da comunidade acadêmica devem dar preferência aos modelos N95, KN95 e PFF2, que atendem a esse critério. Também é essencial que o público esteja atento ao distanciamento adequado entre as pessoas e à garantia de boa ventilação e circulação de ar nos espaços. “Vamos fazer visitas aos locais e trabalhar essa mobilização nas unidades”, reitera Brant.

Para Gabriel Vinícius e Diogo Pereira, a volta à UnB representa melhora na qualidade dos estudos. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Na Faculdade de Tecnologia (FT), nesta segunda-feira, alguns alunos andavam pelos prédios que abrigam os cursos de Engenharia, em circulação ainda tímida. “Peguei três disciplinas presenciais, estudar em casa é bastante difícil. Aqui consigo ter foco. Hoje, por exemplo, vou fazer um teste e assistir à aula remota da Biblioteca”, conta Diogo Pereira.

 

O graduando em Engenharia Mecânica estava acompanhado do amigo Gabriel Vinícius, que compartilha da opinião. “Queria muito voltar, a pressão em casa é enorme. Eu estava ficando ansioso por ter de conciliar as rotinas domésticas com as aulas.” No quinto semestre de Letras, Gabriel afirma não se sentir totalmente seguro. “Mesmo assim, o fluxo de informações sobre os protocolos ajuda a me acalmar. Ficar dois anos dentro de casa mexeu com o psicológico de muita gente”, pondera.

 

>> Vigilância ativa na UnB: use o aplicativo Guardiões da Saúde

 

PERMANÊNCIA – Nathália e Brenda, citadas no início da reportagem, também comemoram a reabertura do Restaurante Universitário para a comunidade. “Como bem e a um preço barato. Faço questão de sair mais cedo para tomar café da manhã aqui”, afirma Brenda.

"Continuaremos vindo essa semana, mas com segurança", afirma a comerciante Pollyana Damásio. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

A amiga revela a saudade de frequentar o espaço e diz que no campus consegue manter uma rotina alimentar. “No RU, lembro da hora do almoço, do jantar e tenho acesso a uma variedade de alimentos. Fui descobrir o que era acelga aqui”, ri Nathália.

 

Outros restaurantes e lanchonetes localizados no campus da Asa Norte também voltaram a funcionar, como no ICC Sul e Norte, na FT e no Memorial Darcy Ribeiro. “O retorno tem que ser bom para todo mundo. Sabemos que é importante voltar com segurança e estamos otimistas. No início da manhã, alguns alunos já compraram o tradicional pãozinho de queijo”, relata Pollyana Damásio, comerciante no ICC Sul, o Udefinho.

 

BOAS-VINDAS – Na sexta (21), a professora Mercedes Bustamante, membra da Academia Brasileira de Ciências, participa do #InspiraUnB com um diálogo sobre A Ciência e o Novo Futuro Comum. O evento virtual será transmitido, ao vivo, pelo canal do YouTube da UnBTV.

 

Antes disso, para esclarecer dúvidas sobre o início de mais um semestre, o vice-reitor Enrique Huelva e o decano de Ensino de Graduação Diêgo Madureira participaram, nesta segunda-feira (17), de um bate-papo on-line com estudantes da UnB. Assista, abaixo, ao vídeo da conversa.

 

Veja o vídeo da conversa com os calouros:

 

Leia também:

>> UnB está preparada para a volta gradual e segura

>> Vice-reitor dá as boas-vindas no início do semestre

>> Edital do DEX oferta mais de 500 bolsas de extensão

>> Ecologista Mercedes Bustamante é a convidada das boas-vindas do semestre

>> Projeto de extensão exibe conteúdos em aplicativo

>> UnB retoma pesquisas na Antártica

>> Equipe UnB/Embrapa vence torneio internacional de biologia sintética

>> Casa de acolhimento para famílias indígenas em emergência sanitária é inaugurada no DF

>> Faculdade UnB Gama oferta curso de especialização em Informática na Educação

>> Nota da Reitoria da UnB sobre a pandemia de covid-19 e comprovante de vacinação

>> Retrospectiva 2021: Lembrar o passado para projetar o futuro

>> UnB assina contratos para construções de creche e centro de pesquisa em primeira infância

>> DEX divulga segunda edição do edital UnB 60 anos

>> UnB dobra número de bolsas para iniciação científica em 2022

>> Sediada na UnB em 2022, reunião anual da SBPC está com inscrições abertas

>> Comunidade acadêmica pode sugerir atividades científicas para reunião da SBPC de 2022

>> Revista em quadrinhos que ajuda na conscientização contra a covid-19 chega à terceira edição

>> Mais de 90% da comunidade acadêmica está vacinada

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave