PRESENCIAL

As atividades são gratuitas e abertas para todos

Exposições sobre ciência são parte da programação da 74ª RA da SBPC. Arte: João Paulo Parker/Secom UnB

O público da 74ª Reunião Anual da SBPC, que acontece de 24 a 30 de julho na UnB e na internet, terá a chance de visitar cinco exposições científicas que trazem curiosidades sobre história, pesquisas, pesquisadoras e como as pessoas podem interagir com o universo da ciência.

Todas as mostras são gratuitas e abertas para todos! Confira o que vai rolar:

Faces da ciência no Brasil

Inspirada nas celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil, a exposição apresenta um conjunto de cientistas brasileiro(a)s e suas contribuições para a ciência brasileira nos últimos 200 anos, em todas as áreas do conhecimento e provenientes de diversas regiões brasileiras.

Produtor: Entrequadra
Curadoria: Ildeu de Castro Moreira
Patrocinador: SBPC e as demais entidades da ICTP.br
Local: Entrada Norte do ICC

Exposição Fritz Müller 200 anos

A Exposição de artes visuais, faz uma referência ao legado do naturalista teuto-brasileiro, Fritz Müller em favor da Teoria da Evolução das Espécies por meio de Seleção Natural proposta por Charles Darwin em 1859. Trata de aspectos científicos, históricos, educacionais, familiares e de sua contribuição para a Ciência Universal e da correspondência que mantinha com Darwin e com outros notáveis cientistas da época.

Produtor: Entrequadra
Curadoria e Design: Luiz Bernardes
Patrocinador: SBPC
Local: corredor do vão central do ICC

Ciência rima com Cordel

De seu acervo pessoal, o prof. Ildeu Moreira de Castro escolheu mais de uma centena de cordéis tendo a ciência como inspiração, garimpados nas últimas décadas em suas incursões em feiras e outros espaços onde esse estilo de poesia particular do Nordeste é apresentado. Através da leitura dos cordéis, o leitor se permitirá também rever um pouco da percepção popular da ciência e a sua história nesse período.

Produtor e patrocinador: SBPC
Curador: Ildeu de Castro Moreira
Local: Corredor do ICC, na altura do Auditório 12.

Pioneiras da Ciência

A exposição traz a história de dezenas de mulheres pesquisadoras que participaram e contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento científico e para a formação de recursos humanos para a ciência e tecnologia no Brasil. Estas pioneiras abriram as portas do saber e do poder. Do saber, porque cada uma delas teve um importante papel para sua área de conhecimento. Do poder, porque provaram que as mulheres não são só aptas para a ciência quanto esta não pode prescindir de sua contribuição.

Produtor: CNPq
Patrocinador: CNPq e Secretaria de Política para as Mulheres
Local: Corredor do ICC, Ala Sul, na altura do Auditório 14.

O Metaverso da Urna Eletrônica

A exposição mistura elementos das exposições tradicionais (objetos estáticos, banners, painéis e peças físicas, projeção de vídeo) com experiência virtual, em um espaço virtual interativo que permite acesso a informações educativas que contribuem para o melhor conhecimento do sistema eleitoral brasileiro e a tecnologia associada a apuração segura dos votos.

Serão oferecidos equipamentos de acesso a conteúdos de realidade virtual, como óculos especiais, que permitirão ao visitante uma experiência imersiva no metaverso da Urna Eletrônica. Também serão apresentados conteúdos de realidade aumentada, a partir da visualização de painéis através de aparelhos celulares.

Curador: Acoli Antônio de Olivo
Produtor: Júlio Cancellier
Patrocinador: SINDCT – Sindicato Nacional dos Servidores Públicos das Carreiras de C&T do Setor Aeroespacial
Local: Expot&c (Tenda da UnB – Centro Comunitário Athos Bulcão).