MATURIDADE

Programa de extensão da UnB é voltado para pessoas acima dos 45 anos. Inscrições para turmas do segundo semestre estão abertas

Cerimônia de colação de grau da Universidade do Envelhecer lotou o auditório da FS. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Na última sexta-feira (21), o auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde recebeu uma cerimônia de colação de grau diferente das que costumam acontecer na Universidade. Avós e avôs, mães e pais, talvez habituados a prestigiarem os mais jovens em formaturas, eram os que ostentavam as becas e recebiam as honras. A turma de formandos do curso de Educador Político Social em Gerontologia faz parte do programa de extensão Universidade do Envelhecer (UniSer) da UnB.

A cerimônia contou com a presença de familiares dos estudantes, professores e outros participantes do programa. A decana de Extensão, Olgamir Amancia, abriu a solenidade. O entusiasmo e a satisfação eram nítidos entre os alunos. Muitos deles viviam essa experiência pela primeira vez.

Valdomira da Silva, 84, era toda alegria no encerramento do curso que marcou sua vida. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Valdomira da Silva, de 84 anos, tentava conter a emoção. "Estou muito feliz hoje, mais do que isso eu não preciso. As melhores coisas que fiz na vida foram adotar uma menina e participar deste programa", declarou. Incentivada pela volta aos estudos, ela também começou a fazer teatro. "Foi muito bom, muito bom mesmo. Gostaria de continuar. Eu me sinto mais jovem, mais renovada. Sempre fui alegre, mas agora me sinto mais."

Pensar na continuidade dos estudos é mesmo uma tônica entre os participantes da UniSer. David Mota, de 69 anos, gostou tanto do que aprendeu que já pretende ingressar em uma pós-graduação. Para Antônia Pereira, de 47 anos, o principal ganho foi em perspectiva de vida. "Você passa a sonhar, a realizar, pensar no futuro, ao invés de só ficar em casa, chorando e reclamando da vida”, disse.

UNISER – O programa aborda aspectos do cotidiano dos alunos, como saúde, esporte, lazer, arte, política e cultura, sempre buscando contribuir para o desenvolvimento humano e social dos participantes. O sistema curricular é dinâmico e toda a aplicação de conhecimento acontece sob a ótica da gerontologia.

Margô Karnikowski, fundadora do programa, e Olgamir Amancia, decana de Extensão, estiveram na cerimônia de colação dos estudantes da UniSer. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

“Qualquer um dos nossos alunos é capaz, agora, de falar do processo do envelhecimento: quem é o velho, qual o papel do velho na sociedade e como reconhecer seus direitos e deveres", explica a fundadora do programa e professora da FCE Margô Karnikowski. "Discutimos arte, história da família, memória e aspectos biológicos do envelhecimento. Além disso, abordamos o poder que a educação tem na vida dos alunos, permitindo que eles se apropriem do conhecimento em favor da construção de uma sociedade para todas as idades. Essa é filosofia do nosso programa”, acrescenta.

O curso de Educador Político Social em Gerontologia tem duração de três semestres. Professores da UnB e de outras instituições, estudantes de pós-graduação e estagiários estão à frente das atividades. As aulas acontecem no período vespertino, de segunda a sexta-feira, em diversas regiões do Distrito Federal, entre elas: Asa Norte, Candangolândia, Ceilândia e Riacho Fundo. As inscrições para este segundo semestre já estão abertas, com oferta de vagas em novos polos, na Estrutural e em Taguatinga.

*Estagiária de jornalismo na Secom/UnB.