PREPARAÇÃO

Projeto conduzido pelo Núcleo de Estudos sobre o Futuro da UnB propõe ações com foco em alternativas para melhorar situação nacional

Atitudes que produzam resultados para a construção de um país melhor ainda são escassas, apesar do desejo geral de alcançar tal objetivo. Para ajudar a quebrar este paradigma, foi instituído, por meio de ato da Reitoria da Universidade de Brasília, o Movimento 2022: o Brasil que queremos

Coordenado pelo Núcleo de Estudos sobre o Futuro (n-Futuros), ligado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da UnB, o projeto conta com parceria da União Planetária, organização da sociedade civil de interesse público que defende ideais de paz e justiça social preconizados pela ONU.

Na ativa desde 2015, o Movimento se propõe a pautar a sociedade na análise e proposição de medidas necessárias para construir um futuro mais ético e justo em questões nacionais amplas, como ciência, tecnologia e inovação; construção geográfica do espaço; cultura; ecologia e sustentabilidade; educação; infância; meios de comunicação; política; relações internacionais; saúde e assuntos socioeconômicos. A multiplicação dos conhecimentos é feita pela constituição de grupos de estudos, promoção de seminários e publicações de materiais científicos e opinativos.

Até agora, o programa tem atuação predominantemente distrital. A meta para 2018 é buscar expansão nacional. A ideia é ter, até 2022, – marco dos 200 anos da independência do Brasil – as discussões dos dez grupos de estudos existentes no momento compartilhadas e ampliadas por todo o país.

“Para chegarmos a esse nível nacional estabelecemos parceria com a Andifes, associação que congrega 63 universidades brasileiras. Um dos nossos focos é envolver os jovens na procura de caminhos para um país melhor”, explica Isaac Roitman, professor emérito da UnB e presidente do Movimento. O presidente da União Planetária, Ulisses Riedel, destaca que a iniciativa vai além do âmbito acadêmico. "Buscamos uma atuação articulada na qual a universidade, de braços dados com a sociedade civil organizada, trabalhe na busca de soluções para o Brasil”, diz.

No segundo semestre de 2017, o Movimento 2022 promoveu ciclo de debates denominado Pensamento Estratégico Nacional e Saúde (Pensa). Ao todo, foram cinco reuniões, nas quais pretendia-se, por meio do diálogo, desenvolver ações futuras para superação da crise política e econômica e refletir sobre a consolidação definitiva do Sistema Único de Saúde (SUS). “Somos um grupo de pessoas que se reuniu para conversar sobre o momento atual brasileiro e o nosso sistema de saúde, e, assim, trazer melhorias para a qualidade de vida da sociedade”, declarou à época o pesquisador Armando Raggio, um dos coordenadores do Pensa.

Neste ano, o Movimento também pretende intensificar suas atividades de palestras e grupos de discussão. O calendário de reuniões e eventos está em elaboração. A intenção é realizar a maioria dos encontros no Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo, como forma de reforçar os laços com a Universidade de Brasília. “A ligação institucional com a UnB é feita não apenas pela gestão do n-Futuros, mas pela maciça participação de professores de diversas áreas do conhecimento em nossas discussões”, ressalta Roitman.

Além da Andifes, a iniciativa também estabeleceu parcerias com instituições do Distrito Federal, como Instituto Federal de Brasília (IFB), Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Universidade Católica de Brasília (UCB) e Ordem dos Advogados do Distrito Federal. Instituições do cenário nacional, como Movimento Todos pela Educação, Fundação Oswaldo Cruz e Embrapa também são parceiras.