COMUNIDADE

Secretário nacional esteve na UnB para conhecer projeto de extensão voltado a população com mais de 40 anos

Rogério Ulson e Margô Karnikowski (ao centro, em primeiro plano) e dezenas de alunos da UniSer estiveram no auditório da Reitoria. Encontro pode viabilizar iniciativa do governo. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

A Universidade do Envelhecer (UniSer) – programa de extensão criado há quatro anos na Universidade de Brasília – pode inspirar a implementação de uma iniciativa do governo federal para a melhoria da qualidade de vida dos idosos. Na semana passada, o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Rogério Ulson, esteve na UnB para conhecer o projeto.

“Estamos verificando a possibilidade de realizar convênios com municípios, para que eles cedam o espaço para a realização de aulas voltadas a pessoas idosas”, contextualizou Ulson. “Vim conhecer a metodologia e verificar se podemos fazer algo parecido, embora menos ambicioso”, disse o secretário, que assistiu a apresentação de alunos da UniSer no auditório da Reitoria.

O principal aspecto do programa UniSer é o curso de Educador Político Social em Gerontologia, que capacita adultos e idosos para que se tornem sujeitos ativos na construção de políticas para o envelhecimento. Ao longo de um ano e meio, os estudantes têm aulas sobre assuntos como Autocuidado, Qualidade de Vida, Direito e Cidadania, e Política e Educação. Atualmente, há oito turmas do curso em andamento.

“Somos pioneiros no sentido de fomentar programas de educação na área de envelhecimento, principalmente devido à forma como realizamos as atividades, com um projeto pedagógico estruturado, executado por pessoas com formação em diversas áreas”, disse a professora da Faculdade UnB Ceilândia Margô Karnikowski, coordenadora da UniSer.

Ela e o secretário devem voltar a se reunir para discutir possíveis parcerias. Segundo Ulson, a secretaria, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos, deve lançar, inicialmente, um projeto piloto, contemplando cerca de 30 municípios. “Precisamos atuar com urgência para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas”, afirmou o secretário.