FOMENTO

Para se inscrever, o interessado deve ser aluno de graduação. Estudantes de baixa renda terão prioridade

Na última semana, a Diretoria de Arte e Cultura (DirARTE/DAC) lançou dois editais para a comunidade acadêmica. O primeiro deles é voltado ao Fomento à Arte e Cultura nos campi da UnB; o outro é direcionado à realização de oficinas comunitárias, por meio do Programa de Oficinas Comunitárias de Arte e Cultura para os campi da UnB. Para se inscrever em qualquer um deles e concorrer aos auxílios concedidos, é necessário que o candidato seja estudante regularmente matriculado em curso presencial de graduação da UnB. Os alunos de baixa renda terão prioridade no processo seletivo.

Ambas as iniciativas visam ampliar o acesso à cultura de qualidade e gratuita nos campi, promover o desenvolvimento artístico-cultural da Universidade e contribuir para a qualidade de vida da comunidade universitária e para a promoção da inclusão social pela educação. Os projetos submetidos à comissão interna designada pela DirARTE devem estar relacionados a um dos seguintes eixos: teatro, música, dança, artes visuais e gráficas, saúde e qualidade de vida, manifestações circenses, cultura popular e manifestações tradicionais, artesanato, literatura, moda ou audiovisual.

O edital de fomento à arte e cultura seleciona até cinco proponentes por projeto para concessão de auxílio financeiro. Os projetos artístico-culturais devem ser promovidos por alunos dos campi Darcy Ribeiro, UnB Ceilândia, UnB Gama e UnB Planaltina. Cada proponente poderá receber o valor máximo de R$ 1.400, sendo o valor orçamentário máximo, por projeto, de R$ 7 mil. O recurso será definido de acordo com a realidade do projeto.

Já o segundo edital concede auxílios para a realização de oficinas comunitárias de arte e cultura, também nos quatro campi, a serem ministradas por estudantes da Universidade e destinadas à comunidade acadêmica. Cada oficina poderá ter até dois proponentes. Serão contemplados no máximo 22 candidatos com auxílio mensal de R$ 400 para ministrarem oficinas entre setembro e dezembro de 2017. As oficinas devem ser preferencialmente nos períodos das 12h às 14h e das 18h às 20h em dias de semana e em horários livres aos fins de semana.

As inscrições já estão abertas e vão até as 18h do dia 31 de agosto, por meio de formulário online. O proponente também deve anexar a documentação necessária, conforme exigido nos editais. O resultado dos selecionados tem previsão de ser divulgado no dia 6 de setembro.