SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Pesquisadores e atletas se reúnem na Faculdade de Educação Física para debater desafios de conciliar carreira e formação

 

Manter a rotina de treinos sem abrir mão do aprendizado formal é a ambição de muitos atletas-estudantes. A possibilidade de aliar as duas frentes está no centro das discussões do I Seminário Internacional sobre Dupla Carreira Esportiva, que tem início nesta quarta-feira (23), na Faculdade de Educação Física (FEF) da UnB. O evento de dois dias é aberto à comunidade externa. Confira a programação.

Os debates que abrem o seminário incluem o dilema entre a dedicação à escola e o foco na carreira esportiva na vida de jovens atletas de futebol e vôlei. O primeiro ciclo de discussões aborda ainda a rotina dos atletas de representação na Universidade de Brasília e a concessão de bolsas governamentais. A dupla carreira de acordo com aspectos legais é o tema da palestra de encerramento do primeiro dia.

A retomada do encontro conta com o compartilhamento da experiência europeia com a dupla carreira. As informações serão introduzidas pelo professor Antonio Figueiredo, da Universidade de Coimbra. A programação também traz palestra do atleta olímpico de saltos ornamentais Hugo Parisi e discussão sobre o Bolsa Atleta do Distrito Federal.

“Discutir dupla carreira esportiva é fundamental para um país que quer formar os seus atletas numa perspectiva holística. Isto é, formar o sujeito pensando as características socioeconômicas, psicológicas e sociais”, explica o professor da FEF e coordenador do seminário, Felipe Rodrigues da Costa.

O docente vê como indispensável “uma formação que permita ao jovem atleta se inserir no mercado de trabalho não esportivo, caso não tenha sucesso na modalidade que iniciou”. A ponderação é feita com base na limitação do mercado esportivo, que oferece poucas vagas, tem curta duração e oferece riscos de lesões limitantes. “Se ele [o atleta que passa por algum impedimento na carreira] não tem diploma, vai ter dificuldade de conseguir emprego”, diz.

O seminário internacional é organizado pelo recém-estabelecido Grupo de Pesquisa sobre Dupla Carreira Esportiva (DuCa/FEF) e tem financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). O evento conta com o apoio do Conselho de Regional de Educação Física do DF e dos laboratórios de Pesquisa em Educação e Corpo (Labec/UFRJ) e de Pesquisas sobre Gestão do Esporte (Gesporte/UnB).

 

SERVIÇO
I Seminário Internacional sobre Dupla Carreira Esportiva
Auditório da Faculdade de Educação Física
Início: 23 de maio, às 13h30
Encerramento: 24 de maio, às 16h30
Inscrições: Secretaria de Extensão da FEF
Contato: (61) 3107 2560

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.