INSCRIÇÕES ABERTAS

Edital destina até 30% das vagas de aplicadores a estudantes em situação de vulnerabilidade cadastrados na DDS. Inscrições vão até 27 de agosto

Estão abertas as inscrições para alunos participantes dos programas de assistência estudantil (PPAES) da Universidade de Brasília interessados em atuar como aplicadores de provas dos processos seletivos realizados pelo Cebraspe. É a primeira vez que o Cebraspe realiza a formação deste cadastro específico. A iniciativa destina até 30% das vagas existentes para a função.

“Essa é uma alternativa para que o estudante possa complementar sua renda sem prejudicar os estudos, já que, de forma geral, os processos seletivos acontecem nos fins de semana", avalia Eduardo Lemgruber, coordenador técnico da Diretoria de Desenvolvimento Social do Decanato de Assuntos Comunitários (DDS/DAC) da UnB.

De acordo com Lemgruber, atualmente, cerca de cinco mil estudantes participam da assistência estudantil, por se enquadrarem no perfil de vulnerabilidade social. Todos eles recebem a bolsa alimentação e cerca da metade desse público recebe também o auxílio socioeconômico – uma ajuda financeira mensal no valor de R$ 465.

“Mesmo para estudantes que recebem o auxílio, a renda adicional é importante, porque o custo de vida em Brasília é alto”, acrescenta o coordenador. Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de agosto pelo site do Cebraspe.

SOBRE – Também conhecido como fiscal de sala, o aplicador de prova atua no apoio logístico de atividades durante a realização do exame, como o controle da entrada e saída de candidatos, distribuição de materiais de prova, manuseio de detectores de metais. A remuneração varia de acordo com o processo seletivo, podendo chegar até R$ 105 por turno de aplicação.

Estudante do 3º semestre de Letras – Tradução Francês, Letícia da Silva Lima participa dos programas de assistência estudantil e aprovou a reserva de vagas para esse público. “Esse dinheiro extra é sempre muito útil para mim. Como as seleções são esporádicas, não dá para contar como uma renda fixa, mas é um complemento significativo de tempos em tempos”, conta a universitária, que já atuou como fiscal de sala em seleções como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Alunos que já integram o cadastro geral de colaboradores do Cebraspe e desejam compor o cadastro específico para PPAES devem participar desta seleção.

SELEÇÃO – Podem participar alunos da UnB que foram cadastrados e habilitados no sistema de assistência estudantil da DDS até 9 de agosto deste ano.

O processo de certificação acontecerá em duas etapas: curso online com 20 horas de duração, previsto para acontecer entre 1º e 17 de setembro; seguido pela capacitação presencial, com duração de três horas, cujo agendamento pode acontecer entre 30 de setembro e 1º de outubro.

Em cada etapa, o aluno será submetido a uma avaliação com valor total de 100 pontos. Para ser aprovado, é preciso obter a nota mínima de 60 pontos. Uma vez certificado, o estudante é convocado para cadastramento no Sistema Integrado de Cadastro e Manutenção de Colaboradores (SinCad) do Cebraspe. A certificação é válida por dois anos.

"Propusemos essa iniciativa como forma de contribuir com o apoio que a UnB, por meio da DDS, presta aos estudantes em situação de vulnerabilidade social. Queremos apoiar a manutenção desses alunos na Universidade”, informa o diretor-geral do Cebraspe, Paulo Portela. De acordo com o gestor, a ação “integra as parcerias que estão sendo firmadas com a UnB e se insere nas perspectiva de promover o desenvolvimento social, um dos objetivos estratégicos do Cebraspe".