FÓRUM

Evento do Fonaprace acontece nos dias 24 e 25 de agosto no campus Darcy Ribeiro. Objetivo é promover o diálogo sobre políticas de assistência estudantil

Nestas quinta (24) e sexta-feira (25), a Universidade de Brasília sedia o encontro regional do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). O evento reúne pró-reitores e representantes das instituições públicas de ensino superior da região Centro-Oeste. O encontro tem como objetivo promover o diálogo sobre políticas de assistência estudantil e será realizado na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), no campus Darcy Ribeiro. Confira a programação completa do fórum.

Intitulado A verdadeira inclusão na Universidade: o desafio da assistência estudantil, o painel de abertura do evento sintetiza um debate recorrente nas últimas reuniões do fórum. “Temos nos perguntado se estamos de fato realizando a inclusão com sucesso. Queremos não apenas promover a entrada na universidade de estudantes em situação de vulnerabilidade social, mas favorecer sua permanência e colaborar para seu sucesso na diplomação”, compartilha o decano de Assuntos Comunitários da UnB, André Reis.

O encontro prevê, ainda, momentos coletivos de troca de experiências, como grupos de trabalho (GTs) e o painel Compartilhando Ideias e Soluções na Assistência Estudantil das IFES Centro-Oeste. "Discutiremos metodologias de trabalho, compartilhando soluções nas formas de aplicar os recursos e de tornar mais eficientes o trabalho e a política de assistência estudantil”, destaca André Reis. "Esse trabalho coletivo é muito importante. Todos temos algo a aprender e ensinar", completa o decano.

Além da UnB, já confirmaram presença no encontro representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

FONAPRACE – Criado em outubro de 1987, o Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis congrega os pró-reitores, sub-reitores, decanos ou responsáveis pelos assuntos comunitários e estudantis das instituições de ensino superior públicas do Brasil. Um dos objetivos do Fonaprace é formular políticas e diretrizes básicas para ações na área de assuntos comunitários e estudantis.