COPA DO MUNDO

Seguindo orientação do Planejamento, expediente acadêmico e administrativo será alterado. Partidas da primeira fase acontecem nos dias 22 e 27 de junho

Centro acadêmico de Agronomia (Caagro), no ICC, está preparado para a Copa. Foto: André Gomes/Secom UnB

A regra é clara: quando a seleção brasileira jogar pela manhã, o expediente na Universidade de Brasília começará às 14h; se a partida for à tarde, o funcionamento será apenas entre 8h e 13h. A programação segue portaria do Ministério do Planejamento e se refere a atividades acadêmicas e administrativas da UnB durante a Copa do Mundo da Rússia.

Nos dias de expediente matutino, o funcionamento noturno também estará suspenso. Para os dias em que o trabalho for realizado à tarde, aulas e demais atividades no período da noite não sofrem alterações.

Por enquanto, o que há de certeza são os jogos da primeira fase: o primeiro deles acontece em um domingo (17) e não entra na conta, mas o segundo será realizado em uma sexta-feira (22), às 9h, e o terceiro em uma quarta (27), às 15h. O impacto da sequência do torneio nas atividades da UnB dependerá do desempenho do time em campo.

Em meio à comunidade universitária, sobra expectativa em relação à performance do selecionado brasileiro. Embora a mobilização tenha começado de maneira tímida, já existem unidades devidamente decoradas com motivos nacionais.

No centro acadêmico de Agronomia (Caagro), estudantes prometem se reunir para assistir os jogos da seleção, caso a equipe avance de fases. Mesmo com as liberações previstas, o local já está equipado para receber os torcedores, com televisão a cabo instalada, muito verde e amarelo e bastante empolgação. Entre os setores administrativos, há ornamentos e otimismo no DAF, no DEX e no DGP – no prédio da Reitoria –, e na DEL/DAC, sediada no ICC.

OUTRAS ATIVIDADES – A Biblioteca Central (BCE), a Faculdade de Educação Física (FEF) e o programa de extensão da FEF Projeto Mesclar promovem, até 11 de julho, uma exposição de camisas históricas da Copa do Mundo. Debate sobre a mercantilização do futebol e painel cultural, nos dias 19 e 20 de junho, na Faculdade e no ICC, também integram a programação temática.

>> Confira a íntegra da comunicação da reitora Márcia Abrahão sobre o expediente nos dias de jogos da seleção