INTERNACIONALIZAÇÃO

Universidade traz Cátedra Sérgio Vieira de Mello para incentivar pesquisa e ensino sobre refugiados e incluí-los na vida acadêmica

Coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (Neppe) da UnB, Lúcia Barbosa também estará à frente da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Universidade. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

A Universidade de Brasília e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) firmaram um acordo de cooperação técnica que institui a adesão à Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UnB. A assinatura aconteceu na tarde desta terça-feira (21), no auditório da Reitoria, e define ações para promover educação, pesquisa e extensão voltadas para populações em condição de refúgio.

Durante a cerimônia, o vice-reitor Enrique Huelva reiterou a importância da temática para a Universidade. “Os direitos humanos são elementos constitutivos fundamentais da UnB. Esse acordo demonstra que um tema tão importante para a comunidade mundial também está aqui”, disse.

Luiz Santos (CNIg), Lúcia Barbosa (Neppe), Isabel Marquez (Acnur), Enrique Huelva (VRT), Rozana Naves (IL) e Sabine Gorovitz (INT) na mesa de lançamento da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UnB, nesta terça (22). Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

O representante do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), Luiz Alberto dos Santos, a diretora do Instituto de Letras (IL) da UnB, Rozana Naves, e a representante do Acnur no Brasil, Isabel Marquez, compuseram a mesa de abertura do evento. “Planejamos juntos um futuro melhor para os refugiados no Brasil”, declarou Isabel.

A professora Lúcia Barbosa, coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (Neppe), vinculado ao IL, e responsável pela Cátedra na UnB, apresentou iniciativas planejadas pela instituição sobre a temática. Os objetivos envolvem diferentes unidades acadêmicas. “Será um trabalho conjunto, que oferecerá subsídios para integrar essas pessoas à nossa sociedade”, enfatizou.

A diretora da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) da UnB, Sabine Gorovitz, adiantou, durante o evento, que a Universidade tem buscado desenvolver uma forma de ingresso na graduação específico para refugiados. “Ainda não está formalizado, mas temos pensado nessa direção”, disse. Atualmente, a Universidade de Brasília promove, por meio do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), iniciativa de acolhimento a refugiados, por meio do projeto Raízes.

Também estiveram presentes na cerimônia representantes da Embaixada do Haiti, da Costa Rica, da Itália, do Ministério da Justiça, do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios e do Instituto de Migração e Direitos Humanos, além do coordenador-geral de Polícia de Migração da Polícia Federal, Alexandre Patury.

Ao falar da importância das migrações para a sociedade global, Michael Keith exaltou o trabalho feito por imigrantes na consolidação da indústria dos Estados Unidos: "40% das 500 maiores companhias dos EUA foram fundadas por migrantes ou por seus filhos". Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

A UnB é a 18ª instituição de ensino superior a aderir à iniciativa da Cátedra, cujo nome homenageia o funcionário brasileiro morto no Iraque em 2003, que dedicou grande parte da sua carreira profissional ao trabalho em prol dos refugiados no Acnur. Para obter mais informações sobre a dinâmica de funcionamento da unidade, basta enviar mensagem ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

PALESTRA – Após a assinatura do convênio, o público acompanhou a palestra do professor e diretor do Centre on Migration, Policy and Society da Universidade de Oxford, Michael Keith. “O mundo é conectado pelos migrantes. Quando uma pessoa migra, ela traz e deixa família, o que aumenta as conexões mundiais”, disse.

Keith destacou o caráter crescentemente urbano da espécie humana como fator estimulante para a socialização entre pessoas, independentemente de sua origem. Para ele, em alguns anos, a densidade populacional será tão grande que “praticamente poderemos apertar a mão de quem mora no prédio da frente.” O palestrante citou a ética da hospitalidade como princípio para a integração urbana dos migrantes e consequente reconhecimento de seus valores enquanto estrangeiros.