PERFIL

Até o fim do semestre, graduandos da UnB podem responder consulta nacional. Link está disponível no Matrícula Web

Resultados da pesquisa poderão trazer avanços nas políticas de assistência estudantil. Arte: Andifes

Quem são os estudantes que estão nas universidades federais? De quais contextos socioeconômicos são oriundos? Como acessaram o ensino superior? Quais são seus históricos escolares? Existem dificuldades acadêmicas entre eles? E situação de trabalho, qual é? Como anda a qualidade de vida do corpo estudantil? Estas são perguntas que a Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais quer responder.

Organizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace), a pesquisa está em sua quinta edição. O objetivo principal é traçar um diagnóstico da mudança do perfil dos estudantes de graduação ao longo dos anos. Em 2018, o levantamento será censitário, ou seja, a intenção é que discentes de todas as instituições de ensino superior federais participem.

A partir desta segunda-feira (19), alunos ingressantes e veteranos da UnB estão convidados a responder o questionário eletrônico da pesquisa. O processo poderá ser feito no momento da matrícula em disciplinas, que começa no mesmo dia (saiba mais abaixo). Ao fazer login no sistema Matrícula Web, os alunos encontrarão, em texto disponibilizado na página inicial, o link do formulário a ser preenchido. A consulta também poderá ser acessada diretamente pelo site www.perfil.ufu.br. O prazo para coleta de dados segue até o fim deste semestre.

O Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO) é o responsável pela condução do estudo na UnB. A pesquisa também inclui levantamento de dados técnicos, que serão encaminhados à Andifes para compilação e futura divulgação. Os resultados devem subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas de assistência estudantil e a destinação de recursos às universidades. No site da consulta, há um ranking que monitora o percentual de participação dos estudantes de cada instituição.

A diretora de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI) do DPO, professora Cláudia Griboski, reforça a relevância da participação dos discentes, tendo em vista as contribuições da análise para a promoção de avanços nas ações de inclusão e de democratização do acesso à educação superior gratuita e de qualidade. “É importante nos compararmos com as outras instituições participantes, a fim de avaliar as políticas nacionais que estão sendo implementadas e também para pensarmos novas ações em parceria”, salienta.

A docente informa ainda que continua disponível para preenchimento o formulário de autoavaliação da UnB em 2017. O questionário on-line visa identificar a opinião da comunidade sobre assuntos diversos que envolvem o funcionamento da instituição, para propor ações de melhoria.

MATRÍCULA – Entre as 18h do dia 19 de fevereiro e as 18h do dia 23 de fevereiro, estará aberto o período para realização da matrícula dos estudantes de graduação da UnB. A etapa será realizada na nova versão do sistema Matrícula Web, que passou por processo de modernização no semestre passado, com readequação do leiaute e da funcionalidade da plataforma.

Para acessar o sistema, os calouros receberão, até 16 de fevereiro, um e-mail com a confirmação do registro acadêmico, no qual constará o número de matrícula e a senha de acesso. Quem estiver registrado e não receber o e-mail até essa data deve procurar o posto avançado da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) de seu respectivo curso.

Os novos estudantes terão apenas a opção de confirmar matrícula pelo sistema. Para excluir ou acrescentar disciplinas, será necessário comparecer à coordenação de curso. Os veteranos, por sua vez, têm autorização para efetivar o processo pela plataforma, além da opção de confirmação das disciplinas.

O resultado da matrícula será disponibilizado no dia 26 de fevereiro. Após divulgado, o sistema estará aberto até o dia 18 de março para ajustes na matrícula.

LISTA DE ESPERA A partir da 0h do dia 26 de fevereiro, estudantes que não conseguirem se matricular nas disciplinas por falta de vagas poderão sinalizar interesse em permanecer na lista de espera. O prazo para essa confirmação é até o dia seguinte (27), às 18h.

Após aderir à lista de espera, é necessário acompanhar a situação de matrícula, já que os coordenadores de curso terão o período de 2 a 14 de março para inserir os estudantes nas disciplinas pretendidas, caso haja disponibilidade.

>> Confira o calendário de matrícula do 1º/2018