GESTÃO

Encontro com representantes do MEC, do DCE e do Sintfub definiu realização de mesa pública sobre orçamento na próxima quinta-feira (19)

Ao lado do chefe de gabinete Paulo César Marques, reitora Márcia Abrahão expõe dados orçamentários da UnB em sessão na Câmara dos Deputados. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

A convite da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), membros da gestão da UnB participaram, nesta segunda-feira (16), de reunião para tratar das dificuldades orçamentárias enfrentadas pela instituição. O encontro é resultado das solicitações do grupo de estudantes que ocupa a Reitoria da UnB desde a última quinta-feira (12).

A reunião ocorreu entre a reitora Márcia Abrahão, a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO) da UnB, Denise Imbroisi, o chefe de gabinete da Reitoria, Paulo César Marques, representantes discentes e técnicos da FUB e o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação (MEC), Felipe Sigollo. A representante parlamentar foi a deputada Erika Kokay, que mediou o encontro.

Na oportunidade, as entidades presentes foram convidadas a participar de mesa pública para discutir a questão orçamentária da UnB. O encontro foi marcado para esta quinta-feira (19), às 14h, no campus Darcy Ribeiro da UnB. Dos presentes, o MEC foi a única instituição que ainda não confirmou participação na mesa pública.

A audiência agendada é um dos pedidos formalizados por estudantes que protestaram acerca da situação da Universidade, em ato realizado nos edifícios do MEC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 10 de abril.

A reitora Márcia Abrahão considera que a reunião foi positiva. "Esta foi mais uma oportunidade de demonstrar os dados orçamentários da UnB. Além disso, continuamos abertos para manter conversações com os representantes da comunidade universitária”, destacou.

O evento aconteceu no Plenário 9, Anexo II, da Câmara dos Deputados. Participaram ainda representantes do Comitê em Defesa da UnB, da Comissão Popular UnB, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) e da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Leia nota da reitora Márcia Abrahão e do vice-reitor Enrique Huelva sobre a reunião desta segunda-feira (16).