PUBLICAÇÃO

Lançamento faz parte da Semana Universitária na UnB

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

 

O livro Territórios e Redes de Proteção de Famílias: mapeamento do Itapoá e Paranoá será lançado nesta quarta-feira (5), das 8h às 14h, na Faculdade de Saúde (FS). A obra oferece uma cartografia dos serviços disponíveis nas Regiões Administrativas (RAs), a partir da sistematização de informações oficiais e geradas por agentes da comunidade. A produção é organizada pela professora Leides Moura, do Departamento de Enfermagem da UnB, e a assistente social Isabella Kahn. O lançamento faz parte da Semana Universitária 2014.

 

“O objetivo é disponibilizar o material aos profissionais das áreas da saúde, educação, cultura, segurança e ativistas sociais, para que as informações contidas no livro possam ser facilitadoras às atividades de intervenção no Itapoã e Paranoá”, explica a professora Leides. A obra também deve ser entregue aos moradores das RAs, que poderão conhecer as oportunidades disponíveis na região e usufruir ainda mais destes benefícios.

 

O material de consulta é dividido em dois módulos. Primeiro, uma série de artigos traz informações para inteirar o leitor sobre o assunto apresentado. Nesta etapa, o texto Ampliando o olhar sobre a violência traz uma série de dados sobre a questão da violência no país e aponta explicações de como devem ser feitas denúncias e de que maneira deve-se articular a rede de proteção nas cidades de Itapoã e Paranoá. Depois, em mais de cem páginas, são apresentados os recursos socioeconômicos existentes nas cidades da área metropolitana de Brasília.

 

A publicação é parte do processo de implantação das ações do Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-saúde) e compõe as atividades do Laboratório de Processo e Práticas Científicas em saúde (LPPCS) e do Laboratório de População e Desenvolvimento do Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais (Neur) da UnB.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.