RECONHECIMENTO

Edmundo Brandão Dantas, do Departamento de Audiovisuais e Publicidade da Faculdade de Comunicação, ganhará o Troféu Cultura Econômica, na categoria Livro de Marketing

 

A obra Gestão da informação sobre a satisfação de consumidores e clientes, de autoria do professor Edmundo Brandão Dantas, do Departamento de Audiovisuais e Publicidade da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), é uma das premiadas no Troféu Cultura Econômica - Jornal do Comércio e Banrisul 2014, na categoria Livro de Marketing - comportamento do consumidor, escolhida através de uma comissão técnica formada por professores-doutores de diferentes universidades do Rio Grande do Sul.

 

O evento de entrega dos troféus, que acontece durante a 60ª Feira do Livro, irá ocorrer no dia 4 de novembro, às 19h30, no Átrio do Santander Cultural, em Porto Alegre.

 

O livro é um “filhote” da tese de doutorado de Dantas em Ciência da Informação, pela UnB, em 2007.

 

A Ciência da Informação, cujo objeto de estudo é a informação, presente em todas as atividades humanas, tende a restringir seu foco a organizações que não visam ao lucro, como bibliotecas e unidades de informação ligadas a órgãos públicos e empresas da Administração Direta.

 

A informação, contudo, é insumo primordial também à sobrevivência de outros tipos de organização que visam ao lucro, o que não permite, na opinião do autor, manifestada no livro, restringir os estudos sobre a informação apenas ao âmbito de empresas e órgãos públicos e a organizações sem fins lucrativos.

 

As empresas que visam ao lucro, principalmente em razão do ambiente competitivo em que atuam, não podem prescindir da informação, independentemente de seu setor. Funções empresariais importantes como produção, finanças, recursos humanos e marketing assumem níveis de risco considerados inaceitáveis, se não se municiarem de sistemas de informações confiáveis.

 

O autor, em sua pesquisa apresentada como base para a tese de doutoramento, relacionou a Ciência da Informação e a Administração, em empresas que visavam ao lucro, ao tratar da gestão da informação sobre a satisfação de clientes e da orientação para o mercado, praticadas nas agências de viagens e operadoras de turismo que, à época, atuavam na região do Distrito Federal.

 

A opinião dos gestores entrevistados na pesquisa permitiu que o autor chegasse à conclusão de que a gestão da informação sobre a satisfação de clientes está fortemente relacionada à orientação para o mercado, e que essa relação causal pode ser coextensiva – se a empresa coleta regularmente informações sobre a satisfação de clientes e essa informação é gerida por ela, ou seja, dá base para a tomada de suas principais decisões – e, então, existe a orientação para o mercado, ou contingente – se a empresa coleta regularmente informações sobre a satisfação de clientes e realiza, metodologicamente, a gestão dessas informações – e nesse caso, a empresa só é orientada para o mercado, se gerir tais informações.

 

As descobertas feitas por Dantas em sua tese são de grande relevância para a atividade de gestão, pois permitiram que o autor verificasse que as empresas que desejam sobreviver no ambiente competitivo que caracteriza o mundo dos negócios do século XXI tendem a ter mais sucesso se adotarem a orientação para o mercado (ou para o marketing). Para adotarem essa orientação, contudo, não podem prescindir de aferir regularmente a satisfação de seus clientes/consumidores e de gerir corretamente as informações obtidas a partir desse aferimento. Foi a partir dessas descobertas que surgiu a oportunidade do livro premiado.

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