FIQUE ATENTO

Alterações em processos relacionados a cadastramento, pagamento de monitores e distribuição de bolsas integram medidas para atualização da resolução que regulamenta a atividade na UnB

Enfatizar objetivos das atividades de monitoria é foco das alterações na resolução sobre o tema. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Para simplificar o envio de informações e pagamento de bolsas aos monitores e melhorar a distribuição das bolsas nas unidades acadêmicas, a Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (Daia/DEG) iniciou o processo de atualização das normas da Resolução 08/1990, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB, que dispõe sobre o sistema de monitorias na instituição. A comunidade deve ficar atenta às novidades, que entrarão em vigor já neste semestre.

“A Daia compreendeu que essa resolução já estaria obsoleta e não poderia atender aos objetivos, às necessidades e às caraterísticas específicas do nosso público”, avalia a servidora responsável pelo Serviço de Acompanhamento de Monitoria, Sandra Barros. O aumento no número de alunos da graduação, a criação de novos cursos e a reestruturação de departamentos nos últimos anos foram fatores que demandaram a modernização das normas dispostas no documento.

Uma das alterações diz respeito ao envio do resumo do processo seletivo, do relatório final e da frequência das monitorias à Daia, que deixou de ser obrigatório. A partir deste semestre, todas as informações relativas às monitorias remuneradas, além de registradas no Sistema de Graduação (Sigra), deverão ser cadastradas em uma nova ferramenta: o Sistemas DEG. A página foi criada para desburocratizar e simplificar o processo de cadastramento dos bolsistas, além de reduzir os riscos de erros no repasse de dados.

Para ter acesso, os responsáveis pela área nas unidades acadêmicas devem criar o login, utilizando os dados do e-mail institucional para usuário e senha. A Daia fornecerá as instruções para uso do sistema, que estará em pleno funcionamento a partir da próxima semana. Os estudantes selecionados para as monitorias deverão ser registrados com nome, matrícula, CPF e dados bancários até o dia 31 de outubro, conforme data prevista no calendário acadêmico. Já as avaliações dos monitores deverão ser enviadas pelo Sigra até o dia 1º de dezembro. Alunos que não forem cadastrados e avaliados até a data não poderão receber suas bolsas.

Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

Estudantes que participarão das monitorias voluntárias continuam a ser cadastrados somente pelo Sigra – o prazo se encerrou nesta quarta-feira (23). Segundo Sandra, a ideia é que, futuramente, a utilização do Sistema do DEG seja estendida a quaisquer outros alunos que recebam algum tipo de bolsa do Decanato de Ensino de Graduação.

Outra medida adotada é a mudança no critério para a distribuição de bolsas de monitoria por unidade acadêmica. A Daia realizou novos cálculos para realocar as bolsas, com base na quantidade de créditos práticos de cada departamento e de bolsistas remunerados e voluntários avaliados no semestre anterior, de modo a corrigir distorções com relação a repartição entre as unidades e a contemplar aquelas que não receberam monitores até então.

A responsável Sandra Barros considera importante este avanço, já que, anteriormente, o número de bolsas ofertadas era fixo para todas as unidades acadêmicas, fator que desconsiderava as demandas dos cursos e as novas graduações criadas desde a implementação da resolução do Cepe. “Essa demanda será circular. Quando chegar ao final desse semestre, vamos refazer os cálculos para ver como será a oferta para o próximo. Isso significa que os departamentos que necessitam de mais bolsas serão contemplados de forma mais justa”, explica.

>> Confira mais informações sobre o sistema de monitorias

REFORMULAÇÃO – Essas são apenas algumas das modificações pelas quais a resolução deverá passar até o próximo ano. Os esforços para discutir as atualizações têm se consolidado desde a criação de um grupo de trabalho pelo DEG. Formada neste ano, a equipe tem atuado na proposição de melhorias para o cumprimento dos objetivos da monitoria e atendimento às necessidades dos alunos e departamentos. “A monitoria ainda tem sido muito utilizada para sanar algumas carências administrativas da Universidade, como turmas muito numerosas, ausência de professores, e esse não é o objetivo”, argumenta Sandra.

Ela explica as intenções do decanato com as alterações. “Nós pretendemos ressaltar qual é o foco da monitoria, que seria o estímulo à atividade de docência, pesquisa e extensão, melhorando e tornando mais fluido o relacionamento entre aluno e professor”. A previsão é que a nova proposta seja apresentada no Cepe até o final deste ano, podendo entrar em vigência já em 2018.