CULTURA

Escritores Heloísa Pires Lima e Lourenço Cazarré participam da abertura da programação, nesta quarta-feira (27)

 

Evento acontece nesta quarta-feira (27), no auditório do Instituto de Letras da UnB. Arte: GELBC/UnB

 

Começa, nesta quarta-feira (27) e vai até quinta (28), a II Jornada Nacional de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil e Representações da Infância. Organizado pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC) da UnB, o evento será realizado no auditório do Instituto de Letras (IL), no ICC Sul. As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas no primeiro dia do encontro, a partir das 17h.

 

>> Confira a programação da Jornada

 

As atividades são voltadas para professores e alunos de graduação e pós-graduação, além de docentes da rede pública e privada da educação básica do Distrito Federal. De acordo com a pesquisadora da UnB Patrícia Nakagome, uma das coordenadoras do evento, a proposta é “promover um espaço de reflexão e debate qualificado e aprofundado acerca de questões relacionadas à produção, à circulação e ao consumo da literatura infantil, infantojuvenil e juvenil, articulando-as a aspectos da representação da infância, leitura literária e ensino”. 

 

Durante a abertura, no dia 27, estarão presentes a autora e pesquisadora Heloísa Pires Lima e o escritor Lourenço Cazarré. Responsável por uma extensa produção, que inclui contos, romances e novelas, Cazarré recebeu mais de vinte prêmios literários, entre eles o Jabuti pelo livro Nadando contra a morte. Heloísa, por sua vez, desenvolve estudos na área da antropologia, com foco nas representações culturais, influência que é trazida para sua obra literária, dedicada à identidade negra.

 

Conferências e mesas-redondas vão tratar, ainda, da literatura infantil e juvenil recente a partir de perspectivas múltiplas. As abordagens incluem questões como infância, autoria, personagem e narrador, identidade, a relação da literatura com o mercado e com os poderes públicos e a posição da crítica e do ensino de literatura no cenário atual. 

 

Também coordenadora do evento, a pesquisadora Dalva de Almeida acredita que a iniciativa abre oportunidade para o intercâmbio de experiências e saberes, levando em consideração o alcance ainda restrito da literatura a uma parcela da população, as novas tecnologias e a necessidade de atualização da temática nas escolas. “O conhecimento e a troca gerados pelo evento impactarão as salas de aula da educação básica, visto que os docentes estarão mais bem formados para atuarem”, afirma.

 

CONHEÇA – Criado em 1997, o Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC) está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB. As diversas perspectivas da relação entre literatura e sociedade são foco dos estudos, que envolvem pesquisadores de diferentes instituições nacionais e internacionais.

 

Coordenado pela professora Regina Dalcastagnè, do Instituto de Letras, o grupo realiza cursos de extensão e reuniões periódicas para discutir a atual produção literária brasileira, além de promover eventos com especialistas na área e ser responsável pela edição da revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.