ANIVERSÁRIO

Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária comemora a data exaltando legado de contribuição com a região Centro-Oeste

Cachorro é operado no Hospital Veterinário de Pequenos Animais, vinculado à FAV, no campus Darcy Ribeiro. Foto: Secom UnB

Nesta segunda (6) e terça-feira (7), a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da UnB realiza o I Workshop de Sustentabilidade e Inovação na Agropecuária, no auditório do CDT, no campus Darcy Ribeiro. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

>> Confira a programação

A atividade ocorre em sintonia com a celebração dos 55 anos da UnB, que tem como tema Ciência e Ousadia. Inspirada pela instituição, a FAV seguirá as comemorações dos 20 anos até maio de 2018, com ações focadas em sustentabilidade e inovação.

Segundo a professora Luci Sayuri Murato, coordenadora de extensão da faculdade e organizadora do workshop, a proposta do evento é promover integração entre estudantes, professores e técnicos administrativos que atuam nos três cursos da FAV (Agronomia, Gestão do Agronegócio e Medicina Veterinária) e inspirar o grupo “a criar e co-criar inovação”. Além disso, espera-se que haja presença da comunidade e de representantes dos setores produtivos.

O aniversário é oportunidade para relembrar a importância da agropecuária para a sociedade. “Está presente em todas as esferas das nossas vidas: alimentação, vestuário, combustível”, comenta Luci.

Professora Luci Sayuri Murato, coordenadora de extensão da FAV e organizadora do workshop comemorativo pelos 20 anos da faculdade. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

O workshop foi pensado para reduzir rótulos e preconceitos acerca da sustentabilidade. De acordo com a professora, a sustentabilidade é essencial para o ser humano pensar o atendimento das demandas sociais com o menor impacto possível – sem esquecer da importância da inovação, da tecnologia e da informação, principalmente em questões relativas ao meio ambiente.

Nesse sentido, a ideia é reforçar que inovação não significa, necessariamente, inventar coisas novas. Trata-se, para Luci Sayuri Murato, de cocriação, adaptação e aprimoramento do que já existe.

“Esperamos formar profissionais com capacidade de se adaptar às várias realidades com que irão se deparar”, ressalta. Luci destaca que essas ações precisam ocorrer junto com o empreendedorismo, no sentido de alcançar equilíbrio entre princípios de sustentabilidade e produção.

A primeira palestra do workshop, na segunda-feira (6), com o jornalista Jaime Sautchuk, fará um resgate do histórico do Distrito Federal. “Espera-se que seja bastante informativa e esclarecedora. As histórias do curso de Agronomia da UnB e de Brasília se misturam”, comenta a organizadora do evento.

LEGADO O curso de Agronomia acompanha o desenvolvimento da capital federal. Criado em 1967, à época integrante da Faculdade de Tecnologia (FT), formou profissionais que seguem atuando na área e em órgãos do setor, tanto distritais quanto federais. Em 1997, o curso passou a integrar a FAV, junto à recém-criada Medicina Veterinária.

“Nesses 20 anos, a Faculdade contribuiu para o desenvolvimento da agropecuária no centro-oeste. Ações não só na agronomia, como também na veterinária e no agronegócio”, diz a diretora da Faculdade, Simone Perecmanis. De acordo com a docente, a Veterinária teve enorme importância no controle de doenças que, até então, não eram estudadas.

FAV também realiza ações na Fazenda Água Limpa (FAL). Foto: Secom UnB

Já a graduação mais recente, Gestão do Agronegócio, criada em 2010, repercutiu no melhor estudo dos arranjos produtivos locais, nacionais e internacionais com o comércio.

Além das três graduações, a faculdade, localizada no ICC Sul do campus Darcy Ribeiro, oferta cinco cursos de pós-graduação: Agronomia, Agronegócio, Ciências Animais, Saúde Animal e Residência Médica Veterinária.

A FAV expande-se para outras localidades. O Hospital Veterinário (HVet) divide-se em dois hospitais-escola: Hospital de Pequenos Animais e laboratórios de apoio, no campus Darcy Ribeiro; e Hospital de Grandes Animais, na Granja do Torto. Conta ainda com área de apoio na Estação Experimental de Biologia e com a Fazenda Água Limpa (FAL), no Setor de Mansões Park Way.