PESQUISA

Pesquisadores de renome ministram palestras e workshops ao público acadêmico. Evento começa nesta quarta (29), na Finatec

 

Com o tema Aprender contabilidade como autor, o Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA) da Universidade promove o 3º Congresso UnB de Contabilidade e Governança, que acontece entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, na Finatec. Durante os dias de evento, os inscritos terão a chance de participar da programação, que visa o aprimoramento acadêmico, com atividades voltadas, primordialmente, para pós-graduandos, professores e pesquisadores.

 

O evento foi pensado para todo o espectro acadêmico da área, mas alguns tópicos são voltados para segmentos específicos. “O workshop do professor David Cooper, por exemplo, tem como público-alvo docentes que atuam na área”, explica a diretora-geral do comitê organizador, professora Beatriz Magno, sobre a presença do especialista da Universidade de Alberta, no Canadá.

 

A palestra magna, que será proferida pelo professor emérito da Sociologia Pedro Demo, tem como objetivo mostrar que é possível formar melhor nossos cientistas. De acordo com o docente, a ideia é instigar estudantes a se tornarem futuros protagonistas do conhecimento, além de contribuir para a queda nos índices de evasão.

 

“Vou tentar animar os estudantes de contabilidade a usarem a pesquisa para se formarem melhor, aproveitando a potencialidade emancipatória do conhecimento científico crítico-autocrítico”, conta. Demo trabalha com a ideia de educar pela pesquisa há mais de 30 anos e deve discorrer sobre alternativas que mostrem que a Universidade está consciente do valor deste fundamento para a formação acadêmica.

 

DESTAQUES – O congresso contará com grandes nomes internacionais entre os palestrantes, como Stephen Penman, da Columbia Business School; Wai Fong Chua, da University of Sidney; e Peter Pope, da London School of Economics and Political Science. “Esses pesquisadores são considerados os melhores em suas áreas. Portanto, essa será uma oportunidade única para a UnB”, defende Beatriz Magno.

 

Além de palestras e workshops, haverá o primeiro consórcio doutoral do Congresso UnB de Contabilidade e Governança, com a apresentação de projetos de diferentes programas de pós-graduação do Brasil. O objetivo desse momento é promover discussão de iniciativas de pesquisa. “Ser discutido pela comunidade desde a fase inicial é muito válido e enriquecedor para o trabalho desenvolvido na academia”, acrescenta a diretora-geral.

 

SERVIÇO
O 3º Congresso UnB de Contabilidade e Governança acontece na Finatec, no Campus Universitário Darcy Ribeiro, L3 Norte, ao lado da Autotrac.
Mais informações no site do evento.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave