INGRESSO

Calouros compareceram à Universidade nesta quinta (31) e sexta-feira (1º) para confirmar vaga conquistada em processo seletivo 

 

Caloura de Biotecnologia, Andreia Oliveira veio para o registro acadêmico acompanhada da mãe. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Bastam poucos segundos de conversa até que o sorriso de Cristiane Oliveira se misture a lágrimas de alegria. "Estou muito orgulhosa, porque ela sempre foi dedicada e estudiosa. Ela merece!", declara emocionada, referindo-se à filha, Andreia Cristina de Oliveira. A recompensa ao esforço de dois anos exclusivamente dedicados aos estudos foi oficializada nesta quinta-feira (31), quando a caloura de Biotecnologia confirmou sua vaga na Universidade de Brasília.

 

Andreia foi uma entre os 602 aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e pelo Vestibular de Habilidades Específicas (VHE) que participaram do primeiro dia de registro acadêmico. Juntos, os processos ofertaram mais de duas mil vagas para ingresso no primeiro semestre na UnB. A fase de registro encerrou-se nesta sexta-feira (1º).

 

>> Atrações culturais e atuação de tutores marcam registro acadêmico

 

Após concluir a etapa, a caloura de Biotecnologia lembrou as barreiras superadas para chegar até a universidade. “Foi bem difícil o processo de estudo, porque na cidade onde moro não há cursinho. Decidi fazer um preparatório on-line. Passava o dia inteiro estudando sozinha em casa”, relata. Ela mora em Luziânia, município de Goiás situado a cerca de 60km do centro de Brasília.

 

O sentimento de satisfação é compartilhado pelo calouro Luiz Eduardo Rosane. "Fiquei muito feliz por ver o resultado de todo meu estudo. A aprovação do Enem foi uma surpresa para mim, porque estava mais focado no PAS", confessa o jovem, também ingressante em Biotecnologia. Ele veio acompanhado do pai Luiz Paulo Rosane, que estudou na UnB na década de 1980. 

Calouro Igor e o pai Sandro: cotas sociais diminuíram a distância para a realização do sonho de entrar no ensino superior. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Para Igor Moura Leandro, calouro de Engenharia Química, o registro acadêmico teve gosto especial. "É a primeira vez que venho à UnB. Apesar de não ter andado muito por aqui, achei bem legal o que já vi. Estou com muita expectativa para o curso."

 

O jovem ingressa pelo sistema de cotas para escolas públicas, o que traz muito orgulho ao pai Sandro Rogério Leandro. "Quando entrei na faculdade, em 1998, eu era praticamente o único negro. A política de cotas para a escola pública colocou o pobre, o negro, o índio dentro da universidade”, avalia Sandro. “Se eu consegui algum avanço social na minha vida foi através dos estudos. Não vejo outro caminho que não seja a educação.”

 

INTERAÇÃO – O registro acadêmico contou com diversas ações de acolhimento aos calouros e seus familiares, como as atrações culturais, balcões de informação, tour guiado pela instituição e plaquinhas temáticas para fotografias.

 

A diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação do DEG, Symone Jardim, atribui o sucesso do registro acadêmico ao esforço dos integrantes da Comissão de Boas-Vindas. “As várias unidades envolvidas se engajaram para aperfeiçoar esse processo. É um trabalho conjunto que acontece desde o último novembro.”

 

Outra melhoria, segundo Symone, foi planejar o registro acadêmico em datas separadas para aprovados de diferentes processos seletivos. Dessa forma, a primeira leva do registro acadêmico inclui candidatos do SiSU e VHE. Na próxima semana, dias 6 e 7, serão atendidos os aprovados para a Licenciatura em Libras e pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS).

 

“Diminuímos o fluxo de pessoas atendidas no mesmo dia. Por isso, não tivemos grandes filas”, avalia a gestora. “Também ampliamos de quatro para sete o número de postos de atendimento no campus Darcy Ribeiro”, completa Symone Jardim, comparando o processo ao ingresso no primeiro semestre de 2018.

 

PRÓXIMOS PASSOS – Concluído o registro acadêmico, efetiva-se o vínculo como aluno da UnB. O passo seguinte é consultar o número de matrícula, que estará disponível entre os dias 18 e 20 de fevereiro no portal do aluno. 

Arte: Igor Outeiral/ Secom UnB
Ainda há mais datas para se atentar até o início do semestre letivo. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

A matrícula é o número individual e intransferível que identificará o aluno junto à instituição durante todo seu período de graduação. Por meio do número de matrícula, o estudante acompanha sua vida acadêmica e acessa serviços como o Restaurante Universitário e a Biblioteca.

 

Em seguida, o estudante deve estar atento ao prazo para se matricular em disciplinas, que vai das 18h de 21 de fevereiro até 18h do dia 24. Essa etapa deve ser realizada pelo site Matrícula Web, sendo que os calouros devem apenas confirmar as disciplinas oferecidas em sua grade, não sendo possível incluir ou retirar disciplinas pela internet.

 

Para analisar a possibilidade de alteração da grade, o calouro deve procurar o coordenador do curso na secretaria do departamento. O resultado das matrículas após processamento coletivo pode ser conferido pelo Matrícula Web no dia 26 de fevereiro, conforme previsto no Calendário de Matrículas em Disciplina 1°/2019.

 

Outras dúvidas podem ser esclarecidas nos editais dos processos seletivos, disponíveis na página de cada seleção no site do Cespe.

 

BOAS-VINDAS – Cumpridas todas as etapas, é hora de se preparar para o início das aulas, marcado para 13 de março. As Boas-Vindas aos calouros acontecem com a aula inaugural #InspiraUnB, evento realizado no campus Darcy Ribeiro e destinado aos calouros de cursos dos quatro campi da instituição.

 

Neste semestre, a #InspiraUnB será realizada em dois momentos: 13 de março, às 10h, no auditório da Faculdade de Tecnologia (FT); e 14 de março, às 19h30, no anfiteatro 12 do Instituto Central de Ciências (ICC). A programação do evento será divulgada em breve.

 

Como novo aluno da instituição, seja no primeiro semestre de 2019 ou futuramente, sinta-se convidado a estar sempre informado pelo portal institucional, Instagram, Facebook e Twitter da Universidade.

 

Veja também:

>> Atrações culturais e atuação de tutores marcam registro acadêmico

 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.