PÓS-GRADUAÇÃO

Para tornar o processo mais ágil, foi criada comissão específica para avaliar os pedidos. Regras valem a partir deste ano

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

Para tornar mais ágil o processo de reconhecimento de diplomas de mestrado e doutorado obtidos no exterior, a Universidade de Brasília acaba de adotar novas regras.

 

Entre as principais mudanças, está a criação de uma comissão de avaliação formada por cinco professores, a Comissão de Reconhecimento de Diplomas (CRD).

 

“Antes, cada diploma era avaliado separadamente por professores de cada curso, dando margem a interpretações divergentes para casos semelhantes. Em média, cada processo levava um ano para ser concluído”, explica o professor Tomás de Aquino Guimarães, presidente da comissão.

 

“Com a uniformização, espera-se reduzir o prazo de resposta para até três meses”, destaca.

 

Segundo o professor, além da redução do tempo médio de avaliação dos diplomas, a nova resolução deixa mais claros os critérios usados pela UnB. De acordo com ele, três requisitos são levados em consideração na hora de reconhecer os títulos. São eles: reputação da instituição que emitiu o diploma, qualidade do curso e mérito acadêmico do trabalho de conclusão.

 

Outra condição é que os diplomas devem ter sido obtidos em cursos presenciais com equivalentes na UnB.

 

A nova resolução foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em 11 de dezembro e passa a valer neste ano.

 

Interessados no reconhecimento devem procurar a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) e apresentar, entre outros documentos, cópia do diploma e da identidade, além de formulário de solicitação preenchido.

 

A lista completa dos documentos exigidos pode ser conferida na própria resolução. A solicitação pode ser feita neste semestre em data a ser divulgada no site da SAA. A previsão é que os pedidos comecem a ser recebidos em março ou abril.

 

Outras informações pelo telefone 3107-0521 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.