SELEÇÃO

Abstenção geral foi de 3,56%. Gabaritos oficiais preliminares serão publicados na terça-feira (3)

Terminou, neste domingo (1º), a aplicação das provas das três etapas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília. As avaliações foram realizadas de maneira simultânea para todos os subprogramas vigentes – 2017, 2018 e 2019.

No total, o Cebraspe recebeu 61.984 inscrições e a abstenção neste domingo foi de 3,56%, isto é, 2.209 candidatos não compareceram às provas. Nos 69 locais disponibilizados para a seleção, os participantes tiveram cinco horas para resolver as questões e desenvolver a redação em língua portuguesa.

REDAÇÃO – Cada etapa apresentou um tema diferente para a redação. Os estudantes do PAS 1 tiveram que redigir um texto dissertativo-argumentativo acerca do tema Aprender a ver a beleza no diferente.

No PAS 2, com base em textos motivadores, o candidato deveria redigir um texto também dissertativo-argumentativo discutindo a contribuição da juventude em ações de ativismo no meio virtual e nas ruas.

Já no PAS 3, analisando os textos apresentados na prova como referência e considerando a força social, política e cultural do riso, os participantes deveriam redigir um texto dissertativo-argumentativo que contemplasse a resposta às perguntas de um trecho de O abecedário de Gilles Deleuze, que eram “o que vai nos fazer rir hoje?" e “o que nos faz rir no meio de todas essas catástrofes?”.

AGENDA – Os estudantes devem ficar atentos às próximas etapas do cronograma do PAS. Na terça-feira (3), serão divulgados os gabaritos oficiais preliminares das provas deste domingo, a partir das 19h. Será possível interpor recurso contra os gabaritos durante os dois dias subsequentes à publicação, no site do PAS, por meio de sistema específico.

VAGAS – A UnB abriu 4.232 oportunidades para os que realizam a terceira etapa do Subprograma 2017 e ingressam em 2020: 2.112 vagas para o primeiro semestre e 2.120 para o segundo semestre.

CONTATO – Outras informações no site ou na Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe, de segunda a sexta, das 8h às 19h – Universidade de Brasília – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cebraspe – telefone (61) 3448 0100.