GRADUAÇÃO

Saiba por que responder ao questionário do estudante e fazer a prova com consciência podem melhorar o seu curso e a sua carreira

 

No próximo dia 23, mais de 2,1 mil alunos da Universidade de Brasília farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Neste ano, apenas os graduandos com expectativa de conclusão até 2015 ou com mais de 80% do curso concluído foram convocados. Ao todo, o exame vai abranger graduações de 24 áreas na UnB, a maior parte de Engenharia e Licenciatura. (veja a lista abaixo)

 

Ilustração: Marcelo Jatobá/UnB Agência

 

*Os alunos concluintes dos cursos oferecidos na modalidade EAD também farão a prova.

 

Instituído há dez anos, o Enade é obrigatório para os concluintes e indispensável para o registro de regularidade do histórico escolar. Além disso, é requisito para a expedição do diploma. O exame faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que busca traçar um panorama da qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no país. A partir dessas informações, os órgãos governamentais orientam as políticas públicas para o setor.

 

Conforme explica o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, o Enade é parte fundamental nesse processo, pois integra diversos indicadores de avaliação. “Representa 55% do Conceito Preliminar do Curso (CPC), repercute no Índice de Diferença de Desempenho (IDD) e, por três anos, será usado para estabelecer o Índice Geral de Cursos (IGC). Isso significa que a nota tem grande repercussão em todas as análises e permanecerá atrelada ao curso por um período relevante”, salienta.

 

O decano considera que os estudantes convocados para o Enade são privilegiados e têm grande responsabilidade. “São os escolhidos ao longo de um triênio para representar os demais colegas de graduação. É a partir do desempenho e da percepção que eles têm do curso e da instituição que o conceito será gerado e a qualidade avaliada”, aponta.

 

Isso ocorre porque o conceito do Enade é composto não apenas pelo desempenho do aluno na prova, mas também pela sua opinião, expressa no questionário do estudante, sobre a organização pedagógica e a infraestrutura da instituição.

 

Ilustração: Marcelo Jatobá/UnB Agência

 

INVESTIMENTOS - O bom desempenho no exame pode representar, de forma indireta, mais recursos e investimentos para a instituição. “O conceito obtido no Enade é utilizado nas decisões relativas a vários projetos disponibilizados pelo governo por meio de editais. Um conceito ruim impede a participação ou deixa a instituição em prioridade baixa”, afirma Rabelo.

 

Na esfera pessoal, a prova do Enade pode ser uma excelente oportunidade para que o concluinte teste os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação. Além disso, ter o diploma de um curso reconhecido pode abrir mais portas no mercado de trabalho.

 

O decano reforça a importância da participação consciente dos alunos. “Cada integrante da comunidade acadêmica tem uma parcela de responsabilidade para a construção de uma universidade pública de qualidade. No dia 23 de novembro, convidamos os alunos a ajudar a construir uma universidade ainda melhor. A UnB dos nossos sonhos”.

 

Responda ao Questionário do Estudante 2014

 

Tire suas dúvidas: Manual do Estudante

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.