VOLTA ÀS AULAS

O 2º/2020 vai contar com uma semana de adaptação

Para mais informações sobre o ínicio das aulas, acesse o site Boas-Vindas. Arte: Igor Outerial/Secom UnB

 

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o segundo semestre letivo de 2020 seguirá em modo remoto emergencial e fará uso da experiência adquirida no 1º/2020 para superar os desafios impostos pela emergência em saúde pública. A duração do semestre será de 1º de fevereiro a 22 de maio, e os estudantes terão uma semana para se adaptar às plataformas escolhidas pelos docentes. O Decanato de Ensino e Graduação (DEG) está elaborando cartilha com orientações para os calouros e realizará pequenos eventos on-line para solução de eventuais dúvidas.

 

>> Confira aqui um tira-dúvidas sobre o início das aulas 

 

De acordo com o decano do DEG, Diêgo Madureira, o sistema de funcionamento do semestre não se diferencia muito do anterior, mas evoluiu conforme as necessidades apontadas pela comunidade. O mesmo vale para a capacitação dos professores. "Os procedimentos vão ficando mais complexos à medida que os sistemas vão sendo implementados, vão ser só ajustes”, explicou. Ainda, a previsão é de que haja momentos de interação entre os estudantes e o Decanato, tudo para mapear e buscar soluções para as dificuldades que podem surgir.

O dia 1º de fevereiro marca o início das aulas que seguem em modo remoto emergencial, neste momento de pandemia causada pelo novo coronavírus. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

Os docentes vão continuar a ter autonomia de ministrar as aulas de modo síncrono ou assíncrono, conforme a viabilidade para eles e para os discentes. Caso optem pelo modelo síncrono, devem garantir que aqueles alunos que não possuem meios para acompanhar a aula ao vivo possam se inteirar do conteúdo depois. “A autonomia didática está garantida para o professor”, declarou o decano Diêgo Madureira. 

 

>> Saiba mais sobre o funcionamento das aulas remotas

 

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO – Neste semestre, a primeira semana de aula será dedicada à adaptação. Assim, faltas e atrasos não serão computados.

 

Segundo o decano, o período de adaptação é crucial, tendo em vista não só o ingresso de calouros, mas também o fato de que muitos estudantes vão ter uma experiência diferente do último semestre com relação às plataformas, dependendo das disciplinas em que estão matriculados. “É importante que a gente mantenha essa sensibilidade que a instituição tem tido de preservar os primeiros dias para uma adaptação geral”, disse Madureira.

 

Outro aspecto é a familiarização dos próprios docentes com o ensino remoto emergencial, isso porque alguns mudaram a dinâmica de suas disciplinas a fim de acompanhar as demandas apresentadas no 1/2020 e muitos estão ofertando on-line pela primeira vez.

 

PLATAFORMAS – Mais uma vez, o Aprender3 vai ser a plataforma base para o semestre, e os calouros receberão as instruções de acesso ao site via e-mail. Já as que serão utilizadas para transmissão das aulas ficam a critério dos docentes, que enviarão e-mail para os estudantes com informações. 

O decano Diêgo Madureira afirmou que o DEG vai ficar de olho nas redes sociais para perceber as demandas que, muitas vezes, são levadas para lá pelos estudantes. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Nesse contexto, o DEG espera feedbacks da comunidade e montou um grupo de trabalho que está elaborando o plano de comunicação. A expectativa é que tudo esteja acertado tão logo ocorra o início das atividades. O decano Diêgo esclarece: “A gente quer ouvir o máximo de críticas, reclamações. Nesse momento, isso é muito construtivo. A gente está realmente interessado [nas críticas], porque são elas que vão ditar as melhorias”.

 

Para o decano, é importante que todos tenham consciência de que é um momento excepcionalmente difícil, mas que são crises como essa que revelam oportunidades. “A gente consegue crescer, se adaptar, se redescobrir e se reinventar em momentos como esse. Se soubermos usar com sabedoria o que está acontecendo à nossa volta, nós certamente sairemos pessoas melhores, então vamos acreditar nisso.”

 

A UNB QUEM FAZ É A GENTE – Diante do contexto de pandemia de covid-19, a UnB tem mobilizado diversas ações para acolher sua comunidade e apoiá-la no enfrentamento às adversidades impostas no atual cenário. É nesse sentido que foi idealizada a campanha institucional A UnB quem faz é a gente, estratégia de comunicação que busca reconhecer, valorizar e incentivar a atuação coletiva na superação dos desafios em curso, bem como reunir informações sobre iniciativas, programas e serviços para orientar os segmentos universitários nestes novos tempos.

 

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB

 

Leia também:

>> UnB adia provas do PAS 1 e 2 

>> Universidade assina contrato para obra no Instituto de Geociências

>> UnB, Embrapa e Krilltech assinam acordo de propriedade intelectual

>> Nova decana de Administração pretende otimizar processos e investir na qualificação de técnicos

>> Grupo de pesquisa desenvolve ferramentas inéditas para aprimorar o SUS em Goiânia

>> Editais de auxílio alimentação e de apoio à inclusão digital recebem inscrições até 5 de fevereiro

>> Departamento de Matemática promove atividades da tradicional Escola de Verão

>> HUB começa a vacinar colaboradores contra a covid-19

>> Disciplina alia ciência à busca pelo autoconhecimento

>> UnB disponibiliza ultracongeladores ao GDF

>> Mais de 81% dos estudantes pediram matrícula em disciplinas

>> Estudantes da UnB criam projeto que oferece aulas gratuitas para o PAS

>> Pai da futura vice-presidente dos Estados Unidos atuou na UnB 

>> Consuni aprova a indicação de novos decanos para gestão 2020-2024

>> Especialistas comentam: as vacinas contra covid-19 são seguras?

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.