FORMAÇÃO

Representantes docentes de cada um dos cursos de licenciatura poderão ser indicados para compor o grupo e contribuir nas decisões sobre o tema

 

Foto: Isa Lima/Secom UnB


Estudantes e professores dos cursos de licenciatura da Universidade de Brasília contarão com uma comissão exclusiva para tratar de todas as especificidades relacionadas aos estágios supervisionados e obrigatórios na rede pública de ensino do Distrito Federal. Está em formação a Comissão Central de Estágio das Licenciaturas (CCEL), no âmbito da Coordenação de Integração das Licenciaturas (CIL) do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), que se encarregará de receber as demandas, além de organizar, regulamentar e avaliar os estágios realizados por graduandos da UnB em instituições públicas de ensino do DF.

 

Uma das perspectivas alçadas é de que a CCEL possa se dedicar com maior envergadura às questões pedagógicas requeridas pelo estágio, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica.

 

“A comissão vai interferir de forma positiva na melhoria da qualidade desse importante elemento de formação docente, pois o trabalho passará a ser coordenado e avaliado por professores eleitos entre representantes de todas as licenciaturas, criando um fórum permanente de estudo e diálogo dos processos pedagógicos e administrativos referentes ao estágio”, aposta o professor da Faculdade de Educação Física, Alexandre Jackson Chan-Vianna.

Alexandre Jackson está à frente do grupo responsável por formar a Comissão Central de Estágio das Licenciaturas. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

O docente preside grupo provisório, nomeado pelo decano de Ensino de Graduação, incumbido de dar os primeiros passos para estruturar a comissão. A proposta é que se crie uma representação, com docentes responsáveis pelas questões de estágio em cada um dos 43 cursos de licenciatura, que definirá conjuntamente as políticas sobre o tema. Esse colegiado também participará da escolha da coordenação executiva e da agenda de trabalhos da comissão.

 

“É preciso que cada licenciatura esteja atenta em indicar urgentemente seu representante para a Coordenação de Integração das Licenciaturas, de modo que cada um possa integrar as decisões de forma compartilhada e democrática desde o primeiro encontro oficial”, avalia Chan-Vianna sobre a importância da participação dos docentes na formação da CCEL.

 

O professor reforça ainda o papel fundamental que a comissão desempenhará em relação aos licenciandos da UnB, que terão um espaço em que professores especialistas estarão à disposição para o esclarecimento de dúvidas sobre o assunto e para responder pelos alunos em questões a serem resolvidas junto às instituições conveniadas.

 

Para o coordenador de Integração das Licenciaturas, Ricardo Gauche, “trata-se de mais um relevante passo de consolidação da articulação das licenciaturas, na busca da unidade de princípios em componente estruturante da formação de professores, movimento estratégico do DEG”.

 

DIÁLOGO – Para estabelecer uma interlocução direta para discussão do tema entre UnB e Secretaria de Educação do Distrito Federal, também está sendo firmada uma parceria entre as instituições com a criação de outro grupo: a Comissão Permanente de Estágio das Licenciaturas (CPEL).

Coordenador da CIL-DEG, Ricardo Gauche espera que comissão criada junto à Secretaria de Educação possa contribuir para nortear a formação de futuros professores por meio dos estágios. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Integrantes da CCEL, interna à UnB, terão participação nessa comissão, que definirá direcionamentos estratégicos às questões dos estágios realizados nas instituições de ensino da Rede Pública do DF. “De fato, uma CCEL atuante fortalecerá a participação da UnB na comissão formada com a Secretaria de Educação. São duas comissões fundamentais para a melhoria dos estágios das licenciaturas da UnB”, destaca Gauche.

 

MUDANÇA - Um dos desdobramentos da centralização das questões sobre estágio na Coordenação de Integração das Licenciaturas e na CCEL já poderá ser conferido neste semestre letivo. A partir de agora, passarão a serem atribuídos à CIL-DEG todos os trâmites relacionados à formalização de documentos encaminhados às escolas que receberão os estagiários e ao acompanhamento dos licenciandos matriculados nas disciplinas de Estágio, antes realizados pela Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (DAIA). A coordenação fica localizada no ICC Centro, sobreloja, B1-402. Estudantes e professores podem entrar em contato pelo 3107- 6417 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..