HOMENAGEM

Evento terá homenagens em tupi e apresentação de tocadores de flauta do Xingu. Orquestra Brasília Sinfônica tocará Villa-Lobos e Carlos Gomes

Foto: Saulo Tomé/Secom UnB

O Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas da UnB (Lalli/IL) realiza nesta sexta-feira (5), às 16h30, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), homenagem póstuma a Aryon Dall´Igna Rodrigues (1925-2014), um dos maiores linguistas do país.

“Aryon veio para a UnB a convite de Darcy e institucionalizou o estudo das línguas indígenas brasileiras numa época em que se privilegiavam as línguas clássicas”, conta a professora Ana Suelly Câmara Cabral, coordenadora do Lalli. “Ele desenvolveu um método de estudo da língua através da análise da cultura dos povos”, destaca a docente.

Tocadores de flauta do Xingu e a Orquestra Brasília Sinfônica se apresentam na tarde da homenagem. No repertório, há músicas de Villa-Lobos e Carlos Gomes. Entre os convidados estão amigos e colaboradores do professor no Brasil e exterior, como a antropóloga Betty Mindlin, da Biblioteca Brasiliana Guida e José Mindlin, e o linguista Terrence Kaufman, professor emérito da Universidade de Pittsburgh.

>> Saiba mais sobre os conferencistas

Organizado pelo Lalli com o apoio do IL, do Instituto Aryon Dall´Igna Rodrigues, da FAPDF, Capes e CNPq, a homenagem marca o V Encontro Internacional sobre Línguas e Culturas dos Povos Tupí e o II Encontro Internacional Arqueologia e Linguística Histórica das Línguas Indígenas Sul-Americanas. As atividades acontecem de 4 a 8 de agosto na UnB.

“A maioria dos participantes são acadêmicos indígenas que pesquisam suas próprias línguas e culturas e vêm a Brasília apresentar os resultados de seus estudos”, destaca a professora do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Pará (UFPA), Eliete Solano, uma das organizadoras do evento. “Muitos virão ao encontro para homenagear Aryon”, diz Ana Suelly. “Haverá homenagens em tupi”, revela.

Interessados em participar dos encontros podem se inscrever na página do evento. A solenidade é aberta ao público.