INFORME

Integrantes da ocupação na Reitoria recolheram rodos e vassouras utilizados na manutenção de unidades acadêmicas. Serviço foi prejudicado

Trabalhadores terceirizados dos serviços de limpeza da UnB foram surpreendidos na manhã desta terça-feira (17) com a apreensão de materiais, como rodos e vassouras, por integrantes do grupo de ocupação que está no prédio da Reitoria. A ação ocorreu em diversos pontos do campus Darcy Ribeiro. ICC, BSAs Sul e Norte, Faculdade de Educação (FE) e Instituto de Ciências Biológicas (IB) foram alguns dos locais afetados.

Segundo o coordenador da limpeza, Cleiton Torres, o recolhimento dos objetos teria ocorrido por volta das 6h40, horário de chegada dos trabalhadores a seus postos. “Um grupo encapuzado tomou aparatos utilizados rotineiramente pelas equipes de limpeza, impedindo que o pessoal efetuasse o serviço diário”, conta o servidor.

Diante da situação, a RCA, empresa responsável pela manutenção da limpeza na Universidade, fez a reposição de parte do material, com recursos que estavam disponíveis em depósito. No período da tarde, entretanto, novas ações de retenção foram realizadas.

A apreensão comprometeu o funcionamento dos serviços de limpeza nos locais da ação. Apesar do ocorrido, o diretor de Terceirização (DTER/DAF) da UnB, Júlio Versiani, afirma que os funcionários foram orientados a permanecer em seus postos de trabalho. Serviços que não dependiam desses equipamentos, como a retirada de lixo, foram mantidos.

Em nota publicada em rede social, o grupo de ocupantes do prédio da Reitoria afirma que a mobilização se deu em resposta à possibilidade de demissão de trabalhadores da limpeza e encarregados. O texto diz ainda que a devolução dos materiais está condicionada ao atendimento de termos de negociação colocados pelo grupo.

CANAL ABERTO – A administração superior da UnB informa que está em permanente disposição para ouvir os estudantes e que a demanda apresentada pelo grupo foi atendida, com a participação de representantes em mesa pública agendada para esta quinta-feira (19), no auditório Joaquim Nabuco da Faculdade de Direito (FD), para discussão sobre o orçamento da Universidade, e ainda em audiência pública na Câmara dos Deputados. Diante disso, a administração aguarda as deliberações dos ocupantes para que ocorra a desocupação do prédio da Reitoria.

Sobre as demissões, a administração esclarece que, em razão das dificuldades orçamentárias, foi solicitada às empresas a apresentação de suas planilhas de custos, para repactuação dos contratos, tendo em vista que, até o momento, não foram encontradas alternativas à economia de despesas na Universidade. Com isso, é possível que algumas empresas tenham se antecipado e encaminhado aviso prévio a parte de seus trabalhadores.

Em relação à retirada de materiais de limpeza ocorrida nesta terça-feira (17), a administração superior assegura que o caso será apurado, para que sejam instaurados procedimentos de responsabilização.