INSTITUCIONAL

Decanatos e departamentos retornam ao funcionamento. Atividades devem ser normalizadas na segunda-feira (12)

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Os alunos que estavam instalados na Reitoria da Universidade de Brasília desde 31 de outubro liberaram o espaço no fim da tarde dessa quinta-feira (8).

A desocupação transcorreu tranquilamente e foi possibilitada por acordo firmado em audiência pública no período da manhã, no anfiteatro 9, do Instituto Central de Ciências (ICC).

As outras unidades devem ser desocupadas após a votação em segundo turno da PEC 55, principal luta dos estudantes, que trata do teto para os gastos públicos e corta recursos da educação e da saúde. Nova audiência pública com o movimento estudantil está marcada para quarta-feira (14).

Representantes do movimento Ocupa UnB afirmaram que a saída se deu de forma tranquila. “Após assinarmos o acordo com a reitora, começamos a nos organizar, tirar nossas coisas e limpar um pouco o espaço. Tivemos muito cuidado com o patrimônio. Fizemos inventário de tudo que havia no prédio. Ao final, foi realizada vistoria com a presença de seguranças e do prefeito do campus”, relatou uma estudante participante do movimento.

"Estamos liberando o espaço para que a reitora possa trabalhar nos pontos que reivindicamos, mas a ocupação não acaba aqui. Vamos continuar resistindo em outros locais contra a PEC 55 e o desmonte da educação pública", disse uma estudante de Comunicação, que preferiu não se identificar.

Durante a desocupação do prédio administrativo central, os estudantes varreram e organizaram os espaços, além de doar alguns alimentos e emprestar colchões para a equipe de limpeza, que passou a noite no local.

Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

O processo de finalização da ocupação foi tranquilo e pacífico. "Tudo parece estar em ordem, sem vandalismo, até onde pudemos ver", afirmou o vice-reitor Enrique Huelva.

De acordo com o chefe de gabinete, Paulo César Marques da Silva, a expectativa é de que na segunda-feira (12) tudo volte ao funcionamento normal. “Agora aguardamos a total desocupação da Universidade”, ponderou.

Após o término da desocupação da Reitoria, houve vistoria das unidades por representantes da administração, da segurança e dos alunos. Ocorreu ainda limpeza e perícia dos locais.

Além da liberação do prédio da Reitoria, está em curso também a desocupação das seguintes unidades: Bloco de Salas de Aula Sul, Instituto de Letras, Faculdade de Educação, Departamento de Artes Visuais e Faculdade de Ciência da Informação.

RETORNO – Os decanatos e departamentos que funcionam no prédio da Reitoria começaram a retomar as suas funções nesta sexta-feira (9).

Os decanatos de Planejamento e Orçamento (DPO), de Extensão (DEX) e de Assuntos Comunitários (DAC) voltam ao funcionamento normal na segunda-feira (12). De acordo com o decano André Luiz Teixeira, do DAC, "o retorno está tranquilo e sem indício de danos ao patrimônio público”.

O Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) realiza limpeza e vistoria dos espaços. Segundo a decana Cláudia Rosana de Araújo, o funcionamento não está totalmente restabelecido. Para executar as funções essenciais do setor, parte do decanato realizou as atividades em outras áreas da UnB, como a equipe responsável pelo pagamento de servidores. Por essa razão, o retorno ao edifício deve ser continuado na segunda-feira.

A assessoria do Decanato de Administração (DAF) também volta às atividades plenas na segunda-feira. Outros setores do DAF devem retornar ao funcionamento integral no mesmo dia, à tarde.

A Secretaria de Comunicação da Universidade (Secom), que também funciona no edifício, retomou as atividades normais já nesta sexta-feira.

Desde quarta-feira (7), a Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS) e o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) operavam normalmente no edifício da Reitoria.