MEMÓRIA

Compromisso em ser uma instituição inovadora e de excelência acadêmica permanece norteando a Universidade

Instituto Central de Ciências, o Minhocão, na década de 1960. Foto: Arquivo Cedoc / UnB

Nascida do sonho de educadores, como Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, a Universidade de Brasília vai comemorar, em abril próximo, 55 anos de uma história que se confunde com a da própria capital do país. A inauguração oficial do campus da Universidade aconteceu na manhã em que a cidade celebrava seu segundo aniversário, em 21 de abril de 1962. Sua criação, contudo, foi autorizada pela Lei n° 3.998, de 15 de dezembro de 1961, que instituiu a Fundação Universidade de Brasília como mantenedora.

Na mesma data, foi publicado o Plano Orientador da UnB, no qual o ex-presidente João Goulart afirmava que "não se tratava apenas de acrescentar uma universidade mais às que já temos”, mas de ser uma instituição “modelada em bases novas que, para todas as demais, constituísse um estímulo e um complemento”.

Passado mais de meio século, a Universidade, que foi desenhada por Oscar Niemeyer e situada por Lúcio Costa em uma das asas do Plano Piloto, hoje possui campi também em Ceilândia, Gama e Planaltina, além dos mais de 4,3 mil hectares destinados à preservação ambiental e à produção acadêmica na Fazenda Água Limpa.

No cenário nacional e internacional, a instituição segue comprometida com a visão de “estar entre as melhores universidades do Brasil, inserida internacionalmente, com excelência em gestão de processos que fortaleçam ensino, pesquisa e extensão”. Prova disso é que a UnB tem alcançado posições de destaque em avaliações nacionais e internacionais, que têm reconhecido a elevada qualidade da pesquisa desenvolvida na Universidade e de seus cursos de graduação e pós-graduação.

Em comemoração à data, a reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, relembra que a história da UnB tem sido escrita pelo trabalho e dedicação de técnicos, docentes e discentes que entendem a educação de qualidade como o caminho para construção de um futuro melhor. “Tenho orgulho de ser ex-aluna da UnB e de participar de sua história como a primeira mulher eleita para estar à frente da instituição. A UnB foi pensada para ser palco dos grandes debates nacionais e internacionais e para contribuir com soluções inovadoras. É nesse rumo que vamos caminhar.”