UnB 55 ANOS

Sessões solenes no Consuni e no Congresso Nacional são parte das homenagens. Eventos comemorativos se estendem ao longo do ano

O ICC (Minhocão) é o principal prédio acadêmico da Universidade. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

No dia 21 de abril, a Universidade de Brasília completa 55 anos. Por mais de meio século permanecem vivos os ideais de Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, que projetaram a instituição sobre os pilares da ousadia da arte e do rigor da ciência. Tal temática é o mote das ações comemorativas realizadas ao longo de todo o ano, preparadas pela Comissão UnB 55.

Na terça-feira (25), uma sessão solene na Câmara dos Deputados, às 9h, será dedicada ao aniversário da Universidade. A reitora Márcia Abrahão e o vice-reitor Enrique Huelva e três decanas compõem a mesa. No dia 27 de abril, a homenagem se repete no Senado, às 9h, com a presença do professor emérito e coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro (n-Futuros), Isaac Roitman, que falará em nome da instituição.

CONSUNI ESPECIAL – Na quarta-feira (26), os representantes da Administração Superior da UnB recebem a comunidade acadêmica no auditório da ADUnB, para a sessão solene do Conselho Universitário (Consuni) em comemoração aos 55 anos da UnB. O evento começa às 14h30.

De renome internacional, os instrumentistas Hamilton de Holanda e Roberto Corrêa, ex-alunos da UnB, serão homenageados pela Comissão UnB 55 Anos por sua trajetória musical.

Na oportunidade, será lançada a edição especial da revista Darcy, com temática voltada ao aniversário da instituição.

Presidente da Comissão UnB 55, o vice-reitor Enrique Huelva considera as iniciativas “importantes gestos de reconhecimento das conquistas e qualidades que destacam a UnB como instituição de referência nacional”.

“Comemorar significa trazer à memória elementos que consideramos fundamentais para caracterizar o presente da Universidade, mas que também gostaríamos de incorporar como ponto de partida para configurar o futuro”, afirma.

PROGRAMAÇÃO ESTENDIDA – Até o final de 2017, outras atividades científicas e culturais serão realizadas sob a temática dos 55 anos. Entre elas, incluem-se ações culturais promovidas pelo Decanato de Extensão, em parceria com os integrantes da Batalha da Escada. Por meio da linguagem do hip hop, pretende-se incentivar a discussão sobre os ideais de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro em atividades nos quatro campi da UnB.

A Semana Universitária também integra a programação comemorativa. Neste ano, somam-se à organização, coordenada pelo DEX, os Decanatos de Ensino de Graduação (DEG), de Pesquisa e Inovação (DPI), de Pós-Graduação (DPP) e de Assuntos Comunitários (DAC).

No início de maio, será aberta a exposição UnB 55 anos. O acervo com 92 fotos históricas, fixadas em 45 banners, ficará disposto no ICC Centro. A ideia é trazer à comunidade acadêmica memórias sobre personagens, lugares e instantes que constituíram a história da Universidade e que demonstram a perpetuação do legado de seus fundadores.

Estudantes, professores e técnicos administrativos também podem sugerir que seus eventos científicos e culturais façam parte das atividades comemorativas pelos 55 anos da UnB. Os interessados devem enviar a proposta detalhada do evento para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A Comissão UnB 55 será responsável pela avaliação dos projetos.

Programação de eventos:
25 de abril – Sessão solene na Câmara dos Deputados, às 9h
26 de abril – Sessão solene do Consuni em comemoração aos 55 anos da UnB, com homenagem aos músicos Hamilton de Holanda e Roberto Corrêa, no Auditório da ADUnB, às 14h30
27 de abril – Sessão Solene no Senado Federal, às 9h
2 de maio – Inauguração da exposição fotográfica UnB 55 anos, no ICC Centro, às 12h